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WhatsApp pode estar desenvolvendo versão exclusiva para empresas

Novidade chega logo depois do selo de contas verificadas

por Ana Roza
Capa - WhatsApp pode estar desenvolvendo versão exclusiva para empresas

O WhatsApp demonstra interesse no engajamento entre empresa e usuário há tempo. O primeiro passo foi confirmar essa semana o piloto de um programa que permite a verificação para contas corporativas, diferenciando-as dos usuários – além do símbolo de verificado, a mensagem da empresa ficaria em amarelo e não poderia ser deletada. Mesmo sem anúncios por parte do aplicativo, porém, esse parece ser um início para uma nova versão dedicada exclusivamente para empresas.

Questionamentos sobre uma possível versão empresarial surgiram a partir de alguns indícios. O Business Insider, por exemplo, destacou a nova vaga de emprego no mural do Facebook que especifica vaga para alguém dedicado à essa escolha.

Requisitos como “especialista em WhatsApp para Negócios” são um dos exemplos pedidos na vaga.

Aparentemente, o primeiro passo do Facebook (proprietária do aplicativo) é expandir seu piloto de contas verificadas, que serão concedidas para um número limitado de empresas. Encontrar um caminho melhor para essa comunicação com o consumidor pode ser o destino natural da plataforma. Só no Brasil, são cerca de 100 milhões de usuários (96% das pessoas que possuem smartphone), com números mais efetivos de retorno para empresas – 98% das mensagens são lidas, para 22%, quando é por e-mail.

EXPERIÊNCIA DIRECIONADA

O contato próximo e imediato é a principal vantagem para as empresas, principalmente pequenos negócios, como academias ou lojas especializadas. O mesmo também pode ser visto por órgãos institucionais, como a Prefeitura do Rio de Janeiro que utilizou um número exclusivo para tirar as dúvidas dos cariocas na realização das obras dos Jogos Olímpicos de 2016. Através do aplicativo já foram realizadas compras de imóveis, demonstração de novos produtos (principalmente lojas de vestuário) ou vendas diretas. Empresas maiores também já direcionaram sua publicidade para um público específico, como a campanha da Hellmanns Brasil em 2014.

Campanha Hellmann’s.

Vendido para o Facebook em 2014 por 22 bilhões de dólares, a empresa hoje tem 1 bilhão de usuários ativos diariamente. Sua capacidade de engajar pessoas é descrita através dos próprios números. A verificação de contas é um dos passos para organizar essa conversa entre empresa e consumidor, antes de abrir um espaço exclusivo eles – e, já que estamos falando do Facebook, lucrar com isso.

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