Social MediaTech

Instagram anuncia novas (e importantes) medidas de segurança

Ameaças de suicídio ou de conteúdo inapropriado poderão ser denunciadas para o aplicativo

por Agnes Guimarães Cruz

Em anúncio na última terça-feira, o Instagram anunciou algumas medidas de segurança para combater conteúdos inapropriados ou que representam uma ameaça para usuários e seguidores.

Seguidores que estiverem assistindo a lives ou stories de usuários que apresentem um comportamento suicida ou ameaçador para sua segurança e de terceiros, poderão enviar um alerta anônimo para a plataforma, que vai entrar em contato com o usuário, oferecendo apoio e sugestões para enfrentar seus problemas emocionais.

“Temos equipes espalhadas pelo mundo que trabalham 24 horas por dia para impedir essas situações”, explicou o co-fundador e CEO do Instagram Kevin Systrom no blog da empresa.

Se antes o aplicativo permitia que o usuário excluísse os comentários de cada pessoa individualmente, agora é possível escolher também quem pode comentar, limitando a capacidade de comentários entre os seguidores do usuário. Esse filtro já estava disponível em inglês, mas agora a empresa o expandiu para os idiomas árabe, francês, alemão e português, e pode ser usado por usuários de contas públicas e privadas.

A plataforma também criou uma nova campanha, #KindComments, com o objetivo de incentivar boas práticas nas redes sociais, com mensagens positivas e de afeto. Nos próximos meses, várias cidades ao redor do mundo vão receber murais da empresa convidando as pessoas a tirarem fotos nelas com a hashtag da campanha, havendo a possibilidade do uso de stickers especiais desenvolvidos por artistas convidados e que estarão anexados aos murais.