Fone de ouvido do Google possibilita tradução em tempo real

Tech

Fone de ouvido do Google possibilita tradução em tempo real

Pixel Buds utiliza inteligência artificial para usuários conversarem em qualquer língua

por Ana Roza

Se o Facebook quer aproximar o mundo, o Google vai providenciar que todos se entendam sem problemas. Nessa quarta feira (04/10), no evento que anunciou seus novos smartphones, a empresa apresentou também seu primeiro fone de ouvido sem fio, o “Pixel Buds”, com capacidade de traduzir diferentes idiomas. Os fones utilizam inteligência artificial para que o usuários se comuniquem entre si, com linguagens diferentes, em tempo real e com mínimo de atraso.

A tradução ocorre apenas entre dois usuários do Pixel Buds, que poderão conversar em suas línguas nativas, com tradução simultânea. Para a demonstração, um falante sueco e outro inglês testaram os fones no evento, cada um em seu idioma, sendo traduzido simultaneamente pelo Google Translate.

O Pixel Buds se coloca como principal concorrente do AirPods, da Apple. Com preços semelhantes (cerca de $159,00), os dois aparelhos dividem o mercado em questão de usabilidade, com funções bastantes próximas. O aparelho do Google, apesar de possuir um fio conector entre os fones, se emparelhará aos smartphones com sistema Android através de Bluetooth. O fone recebe comando com gestos, como mudar música e atender ligações, e já está disponível para encomenda nos EUA.

Com isso, o Google Translate pode ganhar mais espaço. Mesmo que a nova função esteja conectada os sistemas do Google, a ferramenta entra como um suporte forte para que a empresa seja um concorrente real no mercado de tecnologia. Não apenas como um adicional geek, mas com uma funcionalidade que acrescenta algo de útil para a rotina dos usuários.