Relatório de tendências do Tumblr tem Mulher Maravilha e ships LGBTs entre mais pesquisados de 2017

Por incrível que pareça, o Tumblr não é apenas feito de GIFs eróticos. A rede social existe bem antes que esse eufemismo se espalhasse pela timeline, e parece ter reencontrado um pouco de sua essência deslocada em 2017. Em blog voltado para métricas anuais, os usuários elencaram os assuntos mais falados em diferentes categorias, como Filmes do Ano, Artistas Solo, Bandas, Autores, Fandoms, Memes, entre outros.

Para cada uma de suas categorias, o blog preparou uma lista de trends bem humorada, com especificações de busca. Os números podem parecer confuso, mas apontam interesses crescentes entre o público, como os “witchblr”, uma espécie de grupo com interesses em feitiçarias, fascinações ocultas e bolas de cristal – sempre incentivados por Lana Del Rey.

https://what–evxr.tumblr.com/post/167652937506

Os trends também deixam claro como o universo de entretenimento foi lido pelos adolescentes no último ano. Pequenas mudanças refletem um novo comportamento social, como a preferência por casais LGBTs ou filmes com visões mais feministas. Entre os “ships” mais adorados, estão Harry Potter e Draco Malfoy, da saga de J.K. Rowling, e Maggie Sawyer e Alex Danvers, de “Supergirl”.

Os dados também refletem indicadores de maior sucesso do ano, tendo o ator Tom Holland como mais popular e o filme da Mulher Maravilha e “Moana”, como os mais citados. Os gifs envolvidos no processo tem seu mérito, mas os resultados são espelho de uma busca por maior representação entre os usuários, em sua maioria mulheres jovens e adolescentes.

Os dados levam a uma perspectiva poética desse público, que parece se diferir dos habitantes de comentários de Youtube. Ver esse comportamento é comprovar as teorias usadas na forma como a inovação trabalha na sociedade, nascendo na periferia e se espalhando para o centro – no caso, Twitter e Facebook. O Tumblr é como se fosse esse nicho periférico que todos frequentam.

Apesar de sua popularidade, então, por que o Tumblr parece estar a um passo de desaparecer?

TUMBLR COMO NEGÓCIO

Conhecida como uma plataforma para adolescentes, o Tumblr surgiu onze anos atrás, como um espaço para criativos divulgarem suas ideias e trabalhos de maneira gratuita. Uma rede social cool, limpa e direta. Hoje, seu público se diversifica entre blogs de artistas, gifs e memes alternativos. São 380 milhões de blogs e mais de 155 bilhões de publicações. É como uma “penseira” alternativa, que apesar de fazer muito sucesso entre seu público, não parece trazer resultado financeiro para quem leva seu nome.

David Karp, fundador da empresa, anunciou (novembro/2017) que irá deixar a plataforma. CEO e fundador da empresa, sua conexão com o Tumblr começou a distanciar depois da compra pelo Yahoo, em 2012, por US$ 1,1 bilhão. Apesar de citar ambições pessoais como razão do afastamento, é possível que a decisão venha justamente pela carga burocrática e reorganizações corporativas que estão acontecendo, depois da compra da Yahoo pela Karp.

Quem utiliza a rede vê uma certa bagunça na casa. São anúncios espalhados entre poesias amadoras – e gifs “eróticos”, claro. Seu layout e usabilidade estão congelados há algum tempo, como se alguém tivesse saído e esquecido de apagar a luz. Para os usuários, porém, quanto menos alterações, melhor. Ninguém quer adultos verificando o engajamento de seus pequenos desabafos. Apesar disso, é preciso pagar as contas.

Em algum lugar no meio dessas pontas existe um potencial a se explorar. O Tumblr permanece como uma das redes sociais mais próximas do usuário, tendo uma visão direta de seu comportamento e preferências. Como os investidores vão trabalhar com isso é o que vai estar no relatório de trends de 2018 – com sorte.

Share
Publicador por
Ana Roza @anakaroza

Recent Posts

  • Criatividade

Coca-Cola abraça a arte de rua em campanha global com “logos não autorizados”

A Coca-Cola decidiu inverter o script sobre a proteção da marca e lançou uma campanha global celebrando as versões de…

14 horas Atrás
  • Criatividade

“Little Boxes”: Mercado Livre comemora 25 anos com campanha em toda América Latina

Para comemorar seus 25 anos, o Mercado Livre lança a campanha "Little Boxes" em vários países da América Latina, incluindo…

4 dias Atrás
  • Criatividade

“Meu Sorriso é Meu Superpoder”: nova campanha de Colgate destaca jovens orgulhosos do seu diastema

Em uma sociedade onde sorrisos perfeitos e alinhados dominam as redes sociais e a televisão, a Colgate decidiu abraçar a…

4 dias Atrás
  • Social Media

TikTok estabelece Conselho de Jovens para reforçar segurança na plataforma

As plataformas sociais estão cada vez mais sob pressão. E os motivos não cabem nos dedos da mão. Vão desde…

4 dias Atrás
  • Criatividade

SXSW 2024 – Humano e Artificial: os desafios de manter a mente sã

O SXSW 2024 terminou há pouco, mas já podemos dizer que, para quem acompanhou in loco ou de modo virtual,…

7 dias Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

Coke Studio: Coca-Cola oferece experiência tecnológica e interativa no Lollapalooza Brasil 2024

Mais uma vez a Coca-Cola vai marcar presença significativa no Lollapalooza Brasil, que começa no Autódromo de Interlagos em São…

1 semana Atrás