Clicky

"Papier Machine": brinquedo montável de papel recria sons diferenciados

“Papier Machine”: brinquedo montável de papel recria sons diferenciados

Feito para crianças, brinquedo chama atenção dos adultos

por Soraia Alves

Apesar de ser um brinquedo pensado para o entretenimento educativo de crianças, o “Papier Machine” chama a atenção de muitos adultos por combinar papel e circuitos eletrônicos que recriam sons diversificados.

A ideia é que o material forme uma coleção de livros temáticos e, no caso do primeiro volume, a temática é música. O folheto contém páginas com desenhos em uma tinta de prata condutora que pode ser montada para criar seis brinquedos de papel eletrônico.

Ele também vem com duas células de botão e componentes de som que podem ser reutilizados com cada brinquedo interativo.

Os circuitos escondem um potencial narrativo surpreendente. O usuário pode preencher os circuitos desenhando e pintando, além de brincar com o tom e o volume do som.

São seis modelos diferentes. Todos vêm com seus próprios manuais de usuário, bem parecido com um manual de montagem da Ikea, sem instruções escritas, apenas etapas visuais.

As páginas são pré-cortadas e pré-dobradas, não precisando de cola para montar. Os desenhos feitos em grafite também podem ser apagados e redesenhados, deixando as combinações infinitas. Mas, é preciso ser delicado ao lidar com o material, afinal, é papel.

O projeto, que já tem levado alguns prêmios de design e inovação, foi lançado Kickstarter recentemente, e já está com mais da metade de seu objetivo alcançado.

Os preços iniciais são de 35 euros.

Compartilhe: