Clicky

“A Forma da Água” vence o PGA, principal termômetro do Oscar de Melhor Filme
shapecover.0

“A Forma da Água” vence o PGA, principal termômetro do Oscar de Melhor Filme

Isso não significa, porém, que a temporada já esteja garantida para o filme de Guillermo Del Toro

por Pedro Strazza

O Sindicato de Produtores da América realizou na noite deste sábado a cerimônia do Producers Guild Awards, sua premiação anual direcionada às melhores obras produzidas no meio audiovisual. Um dos principais indicativos de quem pode levar o Oscar de Melhor Filme (todos os seus votantes participam da votação da Academia), o prêmio este ano foi para “A Forma da Água”, terror do diretor mexicano Guillermo Del Toro que é um dos principais nomes desta temporada de premiação.

Outras produções cinematográficas laureadas pela premiação foram “Jane”, que recebeu o troféu de Melhor Documentário, e “Viva – A Vida é uma Festa”, campeão na categoria de Melhor Animação.

Na parte de séries, o sindicato consagrou “The Handmaid’s Tale” como Melhor Série Dramática, “The Marvelous Ms. Maisel” como Melhor Série de Comédia e “Black Mirror” como Melhor Minissérie. Premiando as três principais empresas deste mercado (respectivamente Hulu, Amazon Prime e Netflix), a medida basicamente consagrou o streaming como principal meio televisivo de hoje.

Del Toro não compareceu à cerimônia por estar atualmente no México cuidando do pai doente, mas tweetou um agradecimento ao sindicato pela honraria:

Ainda que a vitória no PGA fortaleça substancialmente as chances do filme de Del Toro na corrida pelo Oscar, ela por outro lado não sacramenta o longa como campeão prévio da competição. Por mais que os seus vencedores tenham um histórico bastante longo de coincidências com os nomes escolhidos pelo Oscar (para se ter uma ideia, nos últimos dez anos oito filmes foram escolhidos tanto pelo sindicato como pela Academia como Melhor Filme), o prêmio do sindicato de produtores perdeu um pouco dessa força nos últimos dois anos graças à expansão agressiva do bolo de votantes da Academia em virtude das suas medidas de diversificação de seus membros. Tanto é verdade que foram justo os últimos dois vencedores do PGA que não levaram a estatueta principal: em 2016 e 2017 o sindicato escolheu respectivamente “A Grande Aposta” e “La La Land – Cantando Estações” como Melhor Filme, contrariando a Academia que preferiu “Spotlight – Segredos Revelados” e “Moonlight – Sob a Luz do Luar”.

Considerando isso, vale apontar que os produtores de Hollywood parecem ter outros favoritos além de “A Forma da Água” no páreo deste ano. De acordo com o The Hollywood Reporter, embora o filme de Del Toro tenha acabado com a taça na noite de sábado o público presente parece ter aplaudido com muito mais entusiasmo o “Corra!” de Jordan Peele, outro filme de terror que vai discretamente aparecendo como um dos principais nomes da temporada.

Confira a lista dos vencedores do PGA 2018 abaixo:

Melhor Longa-Metragem

“Corra!”
“Doentes de Amor”
“Dunkirk”
“Eu, Tonya”
“A Forma da Água”
“Lady Bird – A Hora de Voar”
“Me Chame Pelo Seu Nome”
“A Grande Jogada”
“Mulher Maravilha”
“The Post”
“Três Anúncios Para um Crime”

Melhor Animação

“LEGO Batman – O Filme”
“Meu Malvado Favorito 3”
“O Poderoso Chefinho”
“O Touro Ferdinando”
“Viva – A Vida é uma Festa”

Melhor Documentário

“City of Ghosts”
“Cries from Syria”
“Earth: One Amazing Day”
“Em Busca dos Corais”
“Jane”
“Joshua: Teenager vs Superpower”
“The Newspaperman: The Life and Times of Ben Bradlee”

Melhor Série Dramática

“Big Little Lies” (1ª temporada)
“The Crown” (2ª temporada)
“Game of Thrones” (7ª temporada)
“The Handmaid’s Tale” (1ª temporada)
“Stranger Things” (2ª temporada)

Melhor Série de Comédia

“The Marvelous Mrs. Maisel” (1ª temporada)
“Master Of None” (2ª temporada)
“Segura a Onda” (1ª temporada)
“Sillicon Valley” (4ª temporada)
“Veep” (6ª temporada)

Melhor Minissérie ou Filme para a Televisão

Black Mirror (4° temporada)
Fargo (3° temporada)
Feud: Bette and Joan (1° temporada)
Sherlock: The Lying Detective
The Wizard of Lies

Compartilhe: