Shutterstock revela as tendências visuais para 2018 • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Shutterstock revela as tendências visuais para 2018

Empresa analisou mais de 170 milhões de buscas em imagens, vídeos e músicas

por Ana Roza

A análise de tendências é uma prática que vem se modificando nos últimos anos. Entre o coolhunting e o Ponto Eletrônico, uma coisa é certa: mais do que medir a as formas visuais de um movimento, as tendências apresentam leituras do comportamento cultural atual. É como uma corrente formada por pequenos elementos e cada ação leva a um resultado diferente. Elementos, esses, como os dados obtidos pelo relatório de buscas do Shutterstock. Com mais de 1 milhão de imagens adicionadas por semana, o banco de imagens é uma referência prática para o que o mercado está buscando em questão de conceito.

Ao longo de 2017, 170 milhões de buscas em imagens, vídeos e músicas foram analisadas, para determina o que vai moldar o universo criativo de 2018.

Um dos temas que se destacam é “fantasy”, que apareceu em alta nas buscas, com termos como “unicórnio” (297%) e “sereia” (145%), em 2017. Esse estilo se completa também na parte musical, com uma procura maior por “músicas épicas” e “orquestradas”. Por outro lado, o minimalismo continua entre as principais tendências, mesmo que com novos traços. Chamado de “novo minimalismo”, as imagens tem um estilo mais fluído, com destaque para buscas de “linha contínua” (432%) e “círculo de neon” (387%). O que conecta essas buscas é justamente um caráter futurista de luzes e formas.

Ainda dentro desse gênero, o “espaço” parece ser outra fronteira a se explorar em 2018. Talvez por influência do cinema ou da procura por histórias de ficção, termos como “solar” aumentaram em cerca de 991% nos interesses, ao lado de “astro” (671%).

“Nosso relatório de 2017 foi particularmente preciso em suas previsões, identificamos tendências como ‘glitch’. (…) Ao longo do ano, observamos como o estilo cresceu, desenvolveu e prosperou em grandes temas de campanha para marcas em todo mundo.” Afirma Robyn Lange, curador da Shutterstock.

Outra tendência que vai influenciar a cultura e, em consequências, a publicidade em 2018, é justamente os movimentos sociais que iniciaram suas forças em 2017. Entre marchas e denúncias na indústria do entretenimento, termos como “dia internacional da mulher” e ativismo” tiveram mais de 500% de busca.

Outros tópicos de destaque ainda trazem números parecidos de 2017, como “nostalgia” e imagens contemplativas. Entre os termos mais procurados ao redor do mundo, estão “curvas em matemática”, “cachorro”, “vintage”, “cactos”, “comics”, “valores familiares”, “nébula”, “loop design”, entre outros.

Confira o relatório completo aqui

.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Image by B9/VE

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro

🟡  Continue lendo com uma assinatura do B9

Desbloqueie acesso prioritário, uma experiência com menos anúncios e participe da comunidade B9 no WhatsApp. A partir de R$ 14/mês.

ASSINAR AGORA
Já é assinante? [Entrar] | Voltar para B9.com.br
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.