CulturaSocial Media

Facebook bane página anti-“Pantera Negra” da rede

Grupo de ódio à Disney foi eliminado da plataforma por violar os padrões da comunidade

por Pedro Strazza

Há alguns dias, um grupo chamado “Down With Disney’s Treatment of Franchises and its Fanboys” (algo como “Abaixo com o tratamento da Disney para suas franquias e fanboys”) criou um evento no Facebook intitulado “Give Black Panther a Rotten Audience Score on Rotten Tomatoes”. Traduzido para o português “Dê a Pantera Negra um Resultado de Audiência Podre no Rotten Tomatoes”, a ideia é exatamente o que o título sugere: sabotar o prestígio do próximo arrasa-quarteirão da Marvel Studios avaliando-o com notas baixas no Rotten Tomatoes.

O motivo para uma empreitada tão negativa é tão baixo quanto se espera. O grupo, auto-proclamado como anti-Disney e anti-Marvel, acredita que a imprensa tenha tomado um lado na suposta “guerra” entre os filmes da Marvel e DC Comics e começado a fazer uma cobertura negativa proposital contra as produções baseadas na casa de heróis como Superman, Batman e Mulher-Maravilha. Para combater de volta esses atos nefatos, eles querem “derrubar” a Disney abaixando as notas de audiência do público de seus filmes. O grupo inclusive afirmou que faria eventos parecidos em eventos futuros, incluindo o de “Vingadores: Guerra Infinita” e os próximos programas da Netflix (o que não faz o mínimo sentido, considerando o status atual do mercado).

Não será mais pelo Facebook, porém, que o “Down With Disney’s Treatment of Franchises and its Fanboys” irá mobilizar suas “tropas” agora e no futuro próximo. A página oficial do grupo, bem como o evento contrário ao filme do herói de Wakanda (que já tinha mais de 4000 pessoas confirmadas), foi retirada do ar pela rede social nesta quinta-feira.

De acordo com a plataforma de Mark Zuckerberg, a página e o evento violavam os padrões da comunidade impostos pela rede social, que prezam entre outras coisas pela segurança e o comportamento respeitoso dos seus usuários. O site não emitiu nenhuma declaração oficial sobre o assunto.

Embora o grupo de ódio tenha feito uma ação parecida com “Star Wars: Os Últimos Jedi” no ano passado, o Rotten Tomatoes afirmou ao site TheWrap que tem “orgulho de ter se tornado uma plataforma para fãs apaixonados debaterem e discutirem o entretenimento”. O agregador de notas, entretanto, também está atento a ações de grupos como o “Down With Disney’s Treatment of…”: “Nossa equipe de segurança, de rede e de experts sociais continua a monitorar atentamente nossas plataformas, e quaisquer usuários que se engajarem em atividades como essas serão bloqueadas de nosso site e terão seus comentários removidos o mais rápido possível”.

Assim esperamos.