Clicky

Agora você pode aprender piano com Realidade Aumentada

Agora você pode aprender piano com Realidade Aumentada

Music Everywhere promove lições práticas através óculos virtuais

por Ana Roza

Aparentemente a realidade aumentada (ou AR para os íntimos) consegue fazer muito mais do que ajudar você a escolher novas roupas. Mesmo que seu potencial ainda esteja nublado até agora, a ferramenta já está sendo utilizada como forma de aprendizado. O estúdio Music Everywhere é um exemplo,desde 2017  focada em criar experiências com AR dentro do universo da música. Através de sua ferramenta, agora, estudantes podem aprender piano de maneira mais didática.

O programa pode ser baixado pela Microsoft Store e funciona através de headsets AR. Com eles, o estudante irá ver instruções colocadas diretamente no teclado a sua frente. São diversas lições disponíveis, desde aulas teóricas até demonstrações de gêneros como rock, blues ou jazz. Os desenhos interativos são bastantes básicos, quase uma versão dos teclados musicais infantis dos anos 90 em versão futurística.

O estúdio é derivado de um projeto da Carnegie Mellon Universty (Entretenimento  e Tecnologia), fundado por três amigos especializados em direção musical, design, programação e criações interativas. Segundo eles, o  próximo passo é tornar o produto mais acessível, o que deve acontecer a partir da parceria feita com a Mira. Investimentos maiores também parecem estar surgindo no horizonte da empresa, que foi a pareceO produto foi o vencedor Pela sua eficiência dentro da área de ensino e música, o produto foi o vencedor do primeiro prêmio HoloLens Developer Contest, da Microsoft. Agora, a empresa se empenha em adicionar novos instrumentos ao seu catálogo.

A realidade aumentada é um grande facilitador na hora de fixar conteúdo dentro da educação. O poder de trazer referências práticas para a sala de aula é uma das maiores vantagens do AR, inclusive em comparação com a realidade virtual. Com tecnologias que exigem o envolvimento do usuário, a integração de duas realidades se destaca como um complemento para o que se está aprendendo. O fato do usuário precisar realizar uma ação, ou ter a matéria exibida em sua frente de maneira interativa, ajuda a estimular o ensino. Em uma época em que pequenos segundos contam para reter ou não a atenção do usuário, interatividade parecer ser um bom caminho de investimento.

Compartilhe: