Chrome começa a bloquear publicidade automaticamente. Confira os formatos afetados.

Publicitários não são conhecidos pelos seus egos tímidos, porém, alguns anúncios tem ocupado espaços exagerados nas plataformas do usuário. Para acabar com propagandas irritantes, o Google Chrome lançou hoje (15/fev) seu próprio bloqueador, disponível para versões 64bits do desktop e aplicativos mobile.

O recurso não é uma extensão, mas sim um padrão ativado do navegador. A ideia é manter a internet mais “limpa” – ou, pelo menos, dentro dos padrões que diferem anúncios normais de intrusivos. Esses limites foram definidos pela Coalition for Better Ads, uma organização da qual o Google faz parte e tenta eliminar publicidades que interrompem ou atrapalham o uso dos usuários.

Cerca de oito formatos de publicidade serão banidas, como pop-ups, anúncios que sobrepõe a página, vídeos que executam sozinhos, vídeos com som automático, elementos fixo e grandes que seguem com a rolagem, entre outros. Para a versão mobile, alguns bloqueios se adaptam, como anúncios que ocupam mais de 30% da tela, etc.

Segundo o Google, o site que se enquadrar no bloqueio será primeiro avisado das violações dos padrões estabelecidos e, caso não haja mudanças, o navegador irá bloquear os anúncios do endereço por 30 dias. Os precisam ter atenção nesse ponto, pois toda a propaganda existente em suas páginas será bloqueada, não apenas as que violaram as normas.

As definições do que é justo ou não em termos de propaganda on-line foram definidas pelo Coalition for Better Ads através de uma pesquisa com 25.000 usuários da América do Norte e Europa. Apesar de envolver algumas polêmicas (como empresas acusando o Google de criar um padrão que se aplica apenas para eles), responsáveis afirmam que é uma medida que irá trazer benefícios para os usuários em geral. Ainda sim, o bloqueador não diminui o carregamento de recursos ou o envio de dados, por exemplo. O vídeo abaixo explica um pouco como ele funciona:

A navegação do usuário pouco mudará. O desktop irá avisar que anúncios estão sendo bloqueados da mesma forma que ele avisa de pop-ups, enquanto o Android mostrará uma barra inferior com a opção de permitir anúncios. O bloqueador ainda não está disponível para o Brasil, apenas para Europa, Canadá e EUA.

A iniciativa do Chrome é um pé na frente, sendo ele o navegador mais usado por desktop no mercado atualmente,  O bloqueio de anúncios já é uma realidade entre os usuários e a plataforma oficializou essa prática, mesmo que de maneira superficial. Para os anunciantes a novidade pode ser positiva, sendo que esse tipo de anúncio ganha mais poeira a cada dia. Para os publicitários que prestaram atenção em suas aulas de ética ou na criação da Sinapro, essa decisão não é novidade. Uma escolha necessária, antes que escolham por você.

Share
Publicador por
Ana Roza @anakaroza

Recent Posts

  • Criatividade

Coca-Cola abraça a arte de rua em campanha global com “logos não autorizados”

A Coca-Cola decidiu inverter o script sobre a proteção da marca e lançou uma campanha global celebrando as versões de…

3 horas Atrás
  • Criatividade

“Little Boxes”: Mercado Livre comemora 25 anos com campanha em toda América Latina

Para comemorar seus 25 anos, o Mercado Livre lança a campanha "Little Boxes" em vários países da América Latina, incluindo…

3 dias Atrás
  • Criatividade

“Meu Sorriso é Meu Superpoder”: nova campanha de Colgate destaca jovens orgulhosos do seu diastema

Em uma sociedade onde sorrisos perfeitos e alinhados dominam as redes sociais e a televisão, a Colgate decidiu abraçar a…

3 dias Atrás
  • Social Media

TikTok estabelece Conselho de Jovens para reforçar segurança na plataforma

As plataformas sociais estão cada vez mais sob pressão. E os motivos não cabem nos dedos da mão. Vão desde…

3 dias Atrás
  • Criatividade

SXSW 2024 – Humano e Artificial: os desafios de manter a mente sã

O SXSW 2024 terminou há pouco, mas já podemos dizer que, para quem acompanhou in loco ou de modo virtual,…

6 dias Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

Coke Studio: Coca-Cola oferece experiência tecnológica e interativa no Lollapalooza Brasil 2024

Mais uma vez a Coca-Cola vai marcar presença significativa no Lollapalooza Brasil, que começa no Autódromo de Interlagos em São…

1 semana Atrás