Negócios

Airbnb dobra o número de clientes brasileiros em 2017

Alugueis pela plataforma aumentarem até mais que em anos de Copa do Mundo e Olimpíadas

por Soraia Alves

O Airbnb cresceu bastante no Brasil em 2017. A empresa viu o número de hóspedes brasileiros dobrar em relação a 2016.

Segundo os dados apresentados pela empresa ao Estadão, 2,2 milhões de pessoas usaram a plataforma para encontrar uma hospedagem no país no ano passado, o que equivale a um crescimento de 120% em relação a 2016.

Além do crescimento, é interessante perceber que o aumento vem em um ano sem eventos internacionais como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, que poderiam ter fomentado a procura por estadia pela plataforma.

– e com eles, um número considerável de turistas estrangeiros. Segundo Chris Lehane, diretor global de política e comunicação do Airbnb, os Jogos Olímpicos serviram para popularizar o serviço pelo Brasil.

Ainda segundo o Airbnb, mais da metade dos hóspedes no país foram brasileiros, mesmo com a oscilação da economia nacional.

Outro destaque é o crescimento acima da média nacional de destinos como São Sebastião, Porto Alegre e Recife.

Uma mudança que ajudou a popularizar o Airbnb no Brasil foi acrescentar hospedagens de temporada à plataforma, algo que o público já estava acostumado com os aluguéis de temporada.

Hoje, 71% das ofertas de hospedagem no Brasil via Airbnb são de casas ou apartamentos inteiros, apenas 27% de quartos privativos e 3% de quartos compartilhados.