Clicky

Mamilos 150 - Um Caminhão de Problemas

Mamilos 150 – Um Caminhão de Problemas

Jornalismo de peito aberto

por Mamilos

O país assistiu durante a semana os reflexos da paralisação dos caminhoneiros e empresas de transporte em um aparente protesto ao preço do óleo diesel. Ao longo dos dias o caos anunciado se confirmou: filas nos postos, combustível já falta e preços com grandes variações; hospitais suspendendo procedimentos; ônibus com frotas reduzida; aeroportos prejudicados, comércio com falta de alimentos; coleta de lixo prejudicada; possibilidade de racionamento de energia em Roraima e de falta de água no Rio de Janeiro. Mesmo diante de tantos problemas o movimento ganhou apoio de grande parte da população.

Com o país entrando em colapso, o governo recebeu representantes da categoria na quinta-feira à noite, em Brasília. Muitos chegaram a acreditar que havia se chegado a um acordo, mas sexta-feira amanheceu com a continuidade do movimento. Em resposta, o presidente Michel Temer anunciou o uso das Forças Armadas para desobstruir as estradas.

Ainda assim, a paralisação não cessou, e domingo o presidente voltou a receber representantes e apresentou mais uma proposta para atender as demandas do movimento.

A partir de segunda, o movimento se fragmentou, com parte dos caminhoneiros querendo encerrar a paralisação – entendendo que a principal pauta, o aumento do diesel, já tinha sido resolvida – e outra parte queria continuar, percebendo que esse poder de mobilização poderia ser usado para outras agendas. É um impasse que envolve economia, política, questão fiscal, tributária, logística, trabalhista, produtiva.

Para tentar entender esse enrosco buscamos escutar os diferentes atores dessa tragédia. E pra nos ajudar a costurar essas visões trouxemos ajuda de peso. Na mesa temos Jaqueline Costa, engenheira que trabalha há 16 anos com petróleo e também ajuda com as pautas do Mamilos; e João Paulo Charleaux, repórter especial do Nexo. Também contamos com as participações especiais de Joana Treptow, Siandra, Machado, Ana Paula, Firpo, Tadeu, Ildo Sauer e Ana Carla Abrão.

Abre a mente e o coração e taca-lhe o play neste Mamilos!

Download | iTunes | Android | Feed | Spotify

========

FALE CONOSCO

. Email: [email protected]
. Facebook: aqui
. Twitter: aqui

========

CONTRIBUA COM O MAMILOS

Quem apoia o Mamilos ajuda a manter o podcast no ar e ainda recebe toda semana um apanhado das notícias mais quentes do jeito que só o Mamilos sabe fazer. É só R$9,90 por mês! Corre ler, quem assina tá recomendando pra todo mundo.
www.padrim.com.br/mamilos

========

EQUIPE MAMILOS

Edição – Caio Corraini
Apoio a pauta – Jaqueline Costa e grande elenco
Transcrição dos programas – Lu Machado e Mamilândia

========

CAPA

A capa dessa semana foi feita por Zeca Bral.
========

FAROL ACESO

Jaque: Livro “Política – Nós Também (Não) Sabemos Fazer”;

João: Livro “O Corcunda de Notre-Dame”;

Cris: Programas do Roda-Viva com Ciro Gomes e Guilherme Boulos;

Ju: Filme “The Post: A Guerra Secreta”.

Compartilhe: