EA desdenha de reações machistas a protagonista mulher em novo Battlefield

Após anunciar “Battlefield V”, novo game de uma das principais franquias de tiro em primeira pessoa, a EA foi muito criticada por parte da comunidade gamer na internet, o que levou uma ala machista do meio nerd a criar a hashtag #NotMyBattlefield. O motivo? A protagonista do vindouro jogo ambientado na segunda guerra mundial é uma mulher.

A reação machista de parte dos jogadores não parece ter surtido efeito. Em uma entrevista para a Gamasutra, o diretor de criação da Eletronic Arts, Patrick Söderlund, disse não ter interesse em ouvir as críticas por incluir diversidade no ambiente gamer. “Nós estamos com a causa. Penso que as pessoas não entenderam bem que só há duas escolhas: ou você aceita ou não compra o jogo”, disse, antes de complementar com “estou tranquilo com qualquer uma das opções”.

Mesmo que não precise, escolha criativa tem respaldo histórico

Parte dos que critícam o protagonismo feminino alegam ter apego à fidelidade histórica, acreditando que a segunda guerra foi combatida apenas por homens. Esse argumento, porém, mostra-se frágil se lembrarmos que as mulheres tiveram participação ativa no conflito. A própria protagonista de “Battlefield V” é uma homenagem a combatentes como Lyudmila Pavlichenko, franco-atiradora soviética responsável pelo abate de mais de 300 soldados nazistas durante a guerra.

Diversidade em foco

Apesar de sempre trazer reações negativas de parte da comunidade gamer, a indústria vem se mostrando cada vez mais engajada em tornar-se inclusiva e diversificada. É um processo lento, porém. De acordo com a Women In Games International, apenas 18% dos desenvolvedores de jogos são mulheres. Por outro lado, o público feminino vem crescendo, e já é maioria entre os consumidores, com 52%, segundo pesquisa da Brasil Game 2016.

Share
Publicador por
Matheus Fiore @matheusfiore

Recent Posts

  • Criatividade

“Little Boxes”: Mercado Livre comemora 25 anos com campanha em toda América Latina

Para comemorar seus 25 anos, o Mercado Livre lança a campanha "Little Boxes" em vários países da América Latina, incluindo…

3 dias Atrás
  • Criatividade

“Meu Sorriso é Meu Superpoder”: nova campanha de Colgate destaca jovens orgulhosos do seu diastema

Em uma sociedade onde sorrisos perfeitos e alinhados dominam as redes sociais e a televisão, a Colgate decidiu abraçar a…

3 dias Atrás
  • Social Media

TikTok estabelece Conselho de Jovens para reforçar segurança na plataforma

As plataformas sociais estão cada vez mais sob pressão. E os motivos não cabem nos dedos da mão. Vão desde…

3 dias Atrás
  • Criatividade

SXSW 2024 – Humano e Artificial: os desafios de manter a mente sã

O SXSW 2024 terminou há pouco, mas já podemos dizer que, para quem acompanhou in loco ou de modo virtual,…

6 dias Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

Coke Studio: Coca-Cola oferece experiência tecnológica e interativa no Lollapalooza Brasil 2024

Mais uma vez a Coca-Cola vai marcar presença significativa no Lollapalooza Brasil, que começa no Autódromo de Interlagos em São…

1 semana Atrás
  • Criatividade

SXSW 2024: uma visão otimista de futuro sobre os nossos empregos

Desembarquei no SXSW 2024 determinado a ampliar e a aprofundar as perspectivas sobre a evolução da inteligência artificial e como…

1 semana Atrás