TechTransporte

Elon Musk vai construir túnel para fugir do trânsito em Chicago

Projeto é similar ao de Los Angeles, que já está nas fases finais da obra

por Matheus Fiore

O prefeito de Chicago, Rahm Emanuel, anunciou que a Boring Company, empresa de Elon Musk, vai para construir e operar um bilionário túnel subterrâneo “anti-transito”. O trajeto fará conexão entre o aeroporto internacional da cidade e o centro de Chicago.

A Boring Company pretende transportar seus passageiros por este túnel em uma viagem de 12 minutos – normalmente, esse mesmo trajeto leva 40 minutos. O projeto vai ser financiado inteiramente pela companhia, com subsídios de impostos, e funciona utilizando veículos elétricos autônomos que percorrem o caminho por túneis subterrâneos.

O túnel de Chicago não é o primeiro projeto do tipo feito pela empresa de Elon Musk. Ainda em 2018, o empresário sul-africano já havia mostrado em seu Instagram as obras de outro túnel, localizado em Los Angeles. A liberação deste primeiro modelo depende apenas de questões burocráticas, e o projeto tem em seu planejamento o início das operações ainda nesse ano.

Tanto o projeto de Chicago quanto o de Los Angeles fazem parte de um projeto de Musk, que pretende ajudar a aliviar o transito nas cidades. De acordo com o empresário, seus túneis sempre priorizarão ciclistas e pedestres. Há ainda projetos da Boring Company de conectar outras cidades, como Nova Iorque e Washington.

Nem todos, porém, vêem com bons olhos tais projetos. Nos Estados Unidos, alguns especialistas em mobilidade urbana questionam se os túneis são realmente a melhor saída para os problemas de transito dessas cidades. Um dos principais pontos de questionamento é se Musk e a Boring Company são realmente capazes de construir e manter projetos tão futuristas sem que haja um alto custo de manutenção.