Quem é mais emblemático: The Carters ou a Mona Lisa?

“Apeshit” foi a música escolhida para o primeiro clipe de The Carters, projeto de Beyoncé e Jay-Z, lançado de surpresa junto com álbum “Everything is Love”.

“Apeshit” é uma gíria que significa um estado total de euforia (ou raiva também), e pela letra da música dá para entender que sim, eles estão realmente MUITO felizes. A música representa bem a conquista do casal ao chegar ao topo do sucesso, do luxo, da ostentação. Ou seja, eles são tão poderosos que poderiam ser uma obra de arte exposta no Louvre. Pensando assim, por que não gravar no museu mais famoso do mundo?

O Louvre é o maior símbolo de soberania, poder, luxo e onde estão algumas das obras de arte mais importantes da história. Mas é também um lugar onde grande parte dos artistas são brancos, retratando personagens brancos e com pouca representatividade negra. E foi lá mesmo que o casal decidiu gravar este clipe icônico.

Visualmente impactante e esteticamente perfeito, o clipe coloca o casal mais poderoso do pop mundial em um lugar de destaque, para serem observados como se estivessem mesmo em um museu. Nas cenas, cada posicionamento do casal e das bailarinas, combinados ao figurino impecável, tem um significado importante e muitas vezes a letra acompanha. Aqui vão alguns destaques:

Quem consegue ficar de costas para a “Mona Lisa”? Só mesmo Beyoncé e Jay-Z, que com esse sorrisinho misterioso parecem dizer que são tão poderosos quanto a Gioconda. Nessa parte nem precisa de letra nenhuma, apenas silêncio e contemplação.

Aqui, os dois estão em frente à estátua de Samotrácia, ou “Nice de Samotrácia”, que celebra o poder e a vitória na guerra. Neste trecho, a música diz: “I can’t believe we made it / this is why we’re so thankful” – algo como “Não acredito que conquistamos isso / Por isso somos tão gratos” em português.

Nessa cena, Beyoncé está no centro do quadro “A Coroação de Napoleão” junto a suas bailarinas. Se você reparar bem, Queen B está exatamente em frente à rainha Josephine. Enquanto isso, a letra diz “I got expensive habbits” (“Tenho hábitos caros”). Rainha né, mores?

Aqui, Jay-Z está em frente a um dos poucos quadros que retrata negros, mesmo assim só em alguns detalhes. O quadro “A Balsa da Medusa” é inspirado no naufrágio de uma embarcação francesa quando ia para a costa do Senegal.

Esses são só alguns destaques desse clipe emblemático, que, para ainda contribuir com a luta feminina negra, teve uma segunda diretora no comando: a britânica de origem nigeriana Jenn Nkiru. É a primeira vez que ela trabalha com o casal, que vem seguindo a tendência de convidar mulheres negras para a criação e direção de seus trabalhos em vídeo, a exemplo de Melina Matsoukas para o “Formation” de Beyoncé e Ava Duvernay para o “Family Freud” de Jay-Z.

As mensagens e críticas no clipe e na letra da música são muitas, porém o que nos cabe é apreciar e entender a importância dessa obra prima da música negra contemporânea.

Share
Publicador por
Silvia Guerra

Recent Posts

  • Criatividade

Coca-Cola abraça a arte de rua em campanha global com “logos não autorizados”

A Coca-Cola decidiu inverter o script sobre a proteção da marca e lançou uma campanha global celebrando as versões de…

11 horas Atrás
  • Criatividade

“Little Boxes”: Mercado Livre comemora 25 anos com campanha em toda América Latina

Para comemorar seus 25 anos, o Mercado Livre lança a campanha "Little Boxes" em vários países da América Latina, incluindo…

3 dias Atrás
  • Criatividade

“Meu Sorriso é Meu Superpoder”: nova campanha de Colgate destaca jovens orgulhosos do seu diastema

Em uma sociedade onde sorrisos perfeitos e alinhados dominam as redes sociais e a televisão, a Colgate decidiu abraçar a…

4 dias Atrás
  • Social Media

TikTok estabelece Conselho de Jovens para reforçar segurança na plataforma

As plataformas sociais estão cada vez mais sob pressão. E os motivos não cabem nos dedos da mão. Vão desde…

4 dias Atrás
  • Criatividade

SXSW 2024 – Humano e Artificial: os desafios de manter a mente sã

O SXSW 2024 terminou há pouco, mas já podemos dizer que, para quem acompanhou in loco ou de modo virtual,…

7 dias Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

Coke Studio: Coca-Cola oferece experiência tecnológica e interativa no Lollapalooza Brasil 2024

Mais uma vez a Coca-Cola vai marcar presença significativa no Lollapalooza Brasil, que começa no Autódromo de Interlagos em São…

1 semana Atrás