Cannes Lions 2018: Recriação do discurso que JFK daria no dia de seu assassinato leva o GP de Creative Data

Uma recriação do discurso que seria dado pelo ex-presidente estadunidense John F. Kennedy no dia de seu assassinato foi escolhido como grande vencedor do Grand Prix de Creative Data no Cannes Lions 2018. Criado pela agência irlandesa Rothco para o o jornal inglês The Times, “JFK Unsilenced” usou de uma inteligência artificial para reproduzir as palavras que JFK enunciaria no Dallas Trade Mart antes que ele fosse executado no trajeto do aeroporto até o local.

A peça, à qual você pode assistir uma breve prévia acima, foi resultado de uma parceria da agência e do jornal com a CereProc, uma empresa britânica de tecnologia sonora que analisou mais de 800 discursos gravados do ex-presidente para construir um banco de dados de som de sua voz.  O resultado, uma gravação de 22 minutos, pode ser escutado na íntegra no site do The Times (mas infelizmente só para assinantes).

De acordo com o presidente do júri de Creative Data da Cannes Lions 2018 Bas Korsten (que é também parceiro criativo da JWT Amsterdam), a complexidade e o impacto da obra foram elementos essenciais que determinaram a escolha do “JFK Unsilenced” como campeão. Segundo ele, houve um debate na comissão sobre se  o projeto era comercial ou editorial, pois sendo o segundo ele não poderia ser escolhido para o GP, mas a indecisão foi resolvida ao ser decidido que a peça era parte da campanha “Find Your Voice”

do jornal.

Share
Publicador por
Pedro Strazza @pedrosazevedo

Recent Posts

  • Tech

Adobe divulga projeto de IA que transforma vídeos desfocados em HD

A Adobe lançou o VideoGigaGAN, um modelo generativo de inteligência artificial capaz de melhorar a resolução de vídeos em até…

11 horas Atrás
  • Tech

VASA-1: nova inteligência artificial da Microsoft pode fazer qualquer um falar qualquer coisa

A Microsoft revelou o modelo de inteligência artificial VASA-1, capaz de criar vídeos hiper-realistas a partir de uma única foto…

2 dias Atrás
  • Meta

A seção de comentários está de volta ao B9!

O B9 tem o prazer de apresentar um retorno empolgante da seção de comentários, agora potencializada pela plataforma Hyvor Talk.…

5 dias Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

C&A adota tendências do Pinterest em campanha OOH

A C&A, em parceria com a VML, lançou uma campanha de out-of-home que exibe, em tempo real, as principais buscas…

5 dias Atrás
  • Tech

Com novo modelo de AI, Meta vai permitir geração de imagens em tempo real no WhatsApp

Meta anunciou hoje (18) seu novo modelo de AI, o Llama 3, considerado o mais poderoso já feito não só…

6 dias Atrás
  • Cultura
  • Negócios

Netflix registra crescimento de quase 10 milhões de novos assinantes e modifica estratégia de relatórios

No primeiro trimestre de 2024, a Netflix adicionou 9,33 milhões de novos assinantes, superando as expectativas e quase dobrando a…

6 dias Atrás