Clicky

Honda desativa o projeto de robôs humanoides ASIMO

Honda desativa o projeto de robôs humanoides ASIMO

Depois de 18 anos, empresa anunciou que as tecnologias desenvolvidas serão usadas em outros projetos

por Soraia Alves

A Honda anunciou oficialmente que o projeto ASIMO (Advanced Step in Innovative Mobility) está sendo desativado e que a tecnologia por trás do robô humanoide será usada em outros produtos.

O projeto estava há 18 anos em desenvolvimento na empresa, mas segundo o comunicado, não recebia nenhuma atualização desde 2011. Sem uso comercial para capitalizar, o financiamento para o projeto secou.

Isso não quer dizer que a Honda desistiu de desenvolver mais robôs bípedes. As pesquisas continuarão, e a empresa pretende lançar outros robôs no futuro.

O robô bonitinho, semelhante a uma criança, ganhou status pop através de exibições encenadas em todo o mundo, onde sua capacidade de andar como um humano foi mostrada. Em suas demonstrações posteriores, o ASIMO cantou, dançou e até “adivinhou pensamentos”. Mas, o bot teve altos e baixos em suas demonstrações, às vezes bem-sucedidas, às vezes embaraçosas.

Em 2011, a Honda anunciou que o robô era completamente autônomo, com uma tecnologia de controle comportamental que permitia que ele funcionasse sem a necessidade de comandos humanos.

Os sistemas usados ​​para controlar os movimentos do ASIMO entraram em outros dispositivos da Honda, como um para ajudar na caminhada de pessoas com problemas motores.

A Honda continuará utilizando a tecnologia que tornou possível o ASIMO e expandirá mais o domínio dos robôs humanoides. As versões futuras serão usadas para fins mais práticos, como cuidados de enfermagem.

Compartilhe: