BrasilCultura

Netflix anuncia nova série brasileira: “A Facção”

Thriller se passará em prisão de São Paulo nos anos 1990

por Matheus Fiore

Após o sucesso de “3%”, que mesmo com muitas críticas negativas, teve bons números de audiência, e “O Mecanismo”, série de José Padilha que polarizou discussões pela forma como retratou a situação política do Brasil, a Netflix anunciou sua próxima produção brasileira: “A Facção”. A série de oito episódios chegará em 2019 através da O2 Filmes.

Ambientado nos anos 90, o thriller seguirá a história de Cristina, uma advogada honesta e dedicada que descobre que seu irmão, desaparecido há anos, está na verdade preso e é líder de uma facção criminosa em ascensão. Coagida pela polícia, Cristina é forçada a se tornar uma informante e trabalhar contra seu irmão, mas conforme conhece a facção, a advogada começa a questionar seus próprios valores sobre lei e justiça, e entra em contato com um lado sombrio de si mesma que não imaginava ter.

“O que nos motivou a criar The Faction é que, através da perspectiva de Cristina, a série convida seu público a explorar o universo inóspito das prisões de São Paulo nos anos 90, por meio de um thriller dramático eletrizante”, disse Erick Brmack, vice-presidente de conteúdo original da Netflix. “A trajetória de empoderamento e corrupção de Cristina está entrelaçada com a da facção e atrairá os assinantes da Netflix em todo o mundo”.

“Estamos entusiasmados por produzir para a Netflix um programa com um assunto tão relevante. Em um país onde as pessoas crescem já acostumadas com níveis assustadores de violência, “The Faction” aborda a contraditória realidade brasileira com uma forma de entender melhor a origem do problema. Ao mesmo tempo, trata-se de um thriller de suspense e alta voltagem que deixará o público fisgado”, disse Pedro Morelli, showrunner da série que trabalhou recentemente em “Zoom” e “Entre Nós”.