Social Media

YouTube vai notificar criadores que tiverem seus vídeos “roubados”

Nova ferramenta dificultará reprodução de conteúdo de terceiros

por Matheus Fiore

O YouTube lançará uma ferramenta para criadores que checará se seus vídeos estão sendo roubados. Agora, sempre que um vídeo for colocado no YouTube, o serviço escaneará e checará se o conteúdo já existe ou é similar a outros já postados no site. A ferramenta, porém, não identificará trechos, apenas vídeos completos.

O YouTube batizou a novidade de Copyright Match tool (algo como ferramenta de paridade de direitos autorais). O recurso estará disponível para criadores com mais de cem mil inscritos a partir da próxima semana. Nos próximos meses, porém, haverá uma expansão para usuários menores.

Criadores que utilizarem a ferramenta serão notificados se cópias de seus vídeos forem encontradas no YouTube. Se a ferramenta encontrar similaridades, criadores poderão decidir se irão ou não agir. Eles podem não fazer nada, entrar em contato com a pessoa responsável pela “cópia”, ou até pedir diretamente para o YouTube remover o vídeo.

Para ser considerado o detentor do conteúdo original, você precisa ser o primeiro canal a ter postado o vídeo no YouTube. Então, caso o conteúdo seja “roubado” do Vimeo ou do Facebook, por exemplo, você não será ajudado pelo Copyright Match tool.

O YouTube já possui um programa similar, chamado Content ID, que ajuda detentores de direitos autorais a encontrar pessoas que utilizam seu conteúdo sem permissão. O Content ID, porém, tem disponibilidade limitada, e diferente da nova ferramenta, permite que youtubers monetizem seu conteúdo, mesmo que este seja copiado de terceiros.

No Brasil, canais que fazem upload de programas da televisão existem em grande quantidade. Há, por exemplo, canais dedicados exclusivamente à reprodução de programas esportivos da ESPN, do SporTV e da Fox Sports. Com a nova ferramenta, porém, é provável que esse tipo de conteúdo, aos poucos, desapareça, caso os canais decidam fazer eles mesmos o upload de seus programas.