Por U$ 71,3 bilhões, acionistas aprovam compra da Fox pela Disney

Após meses de negociações, empresas finalmente chegam a acordo

por Matheus Fiore

Meses após começar as negociações, a Disney finalmente fechou a compra da 21st Century Fox. De acordo com a Variety, os acionistas de ambas as empresas votaram aprovando a compra pelo valor de U$ 71,3 bilhões. O acordo ocorreu após reunião realizada hoje, em um hotel em Nova Iorque.

Gerson Zweifach, conselheiro geral da 21st Century Fox, disse aos acionistas da Fox que a fusão deve ser concluída no primeiro semestre de 2019. Ele elogiou o acordo como “uma transação transformadora que nos permitirá obter um valor significativo para nossos acionistas”.

A Disney e a Fox chegaram a um acordo de aquisição por US $ 52,4 bilhões em dezembro de 2017. A Comcast também estava interessada, mas a diretoria da Fox optou pela Disney como a melhor opção. O voto dos acionistas foi originalmente programado para 10 de julho, mas teve que ser adiado depois que a Comcast fez sua oferta de US $ 65 bilhões em junho. A Disney respondeu uma semana depois com uma oferta que envolvia dinheiro e ações.

Com a compra, a Disney passará a ter os direitos de importantes franquias da Fox, como Avatar, Alien e os X-Men (incluindo seus filmes derivados, como “Deadpool”).

Se por um lado, o público nerd comemorará a proximidade do momento em que verão os Vingadores lado a lado com personagens como Wolverine, por outro, o monopólio cinematográfico da Disney não parece ser algo muito saudável para uma indústria que se fortalecia pela variedade de empresas disputando entre si.

Compartilhe: