Não existe racismo no Brasil? Comercial de O Boticário com família negra é alvo de campanha de ódio no YouTube

A Boticário tem sido uma das marcas mais engajadas na questão da representatividade em suas campanhas. Em 2016, sua campanha para o Dia dos Namorados foi destaque tanto por trazer um casal homossexual quanto por tratar o assunto com naturalidade. Estranhamente, porém, boa parte do público se sentiu incomodado, algo oriundo do preconceito velado existente na nossa cultura – só em 2017, quase 500 pessoas foram vítimas de crimes motivados simplesmente por homofobia.

Em 2018, para o dia dos pais, o Boticário novamente pensou na representatividade. Dessa vez, a família retratada no comercial é composta exclusivamente por negros. A campanha, criada pela agência AlmapBBDO, valoriza a importância dos momentos entre pais e filhos e a necessidade de estar sempre presente.

Assusta, porém a rejeição a uma simples propaganda. O comercial, que foi veiculado dia 26 de julho, tem 18 mil likes contra 12 mil dislikes. Ou seja, 40% das reações do vídeo são negativas. Nos comentários, dezenas de pessoas reclamam do fato de o elenco ser exclusivamente negro. Mais uma campanha que mostra a desconexão com a realidade dos que dizem que não há racismo no Brasil – só precisamos lembrar que a cada 100 mortes no Brasil, 71 são de pessoas negras

, para ver que o racismo é uma realidade.

A título de curiosidade: em 2016, a Boticário também fez campanha para o dia dos pais. Na ocasião, a família retratada era branca, e não houve campanha negativa por conta disso. São 9,7 mil likes contra 1,2 mil dislikes no vídeo postado no YouTube.

As redes sociais repercutiram a rejeição da campanha de 2018. Veja abaixo alguns dos comentários.

Share
Publicador por
Matheus Fiore @matheusfiore

Recent Posts

  • Tech

Adobe divulga projeto de IA que transforma vídeos desfocados em HD

A Adobe lançou o VideoGigaGAN, um modelo generativo de inteligência artificial capaz de melhorar a resolução de vídeos em até…

23 horas Atrás
  • Tech

VASA-1: nova inteligência artificial da Microsoft pode fazer qualquer um falar qualquer coisa

A Microsoft revelou o modelo de inteligência artificial VASA-1, capaz de criar vídeos hiper-realistas a partir de uma única foto…

3 dias Atrás
  • Meta

A seção de comentários está de volta ao B9!

O B9 tem o prazer de apresentar um retorno empolgante da seção de comentários, agora potencializada pela plataforma Hyvor Talk.…

6 dias Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

C&A adota tendências do Pinterest em campanha OOH

A C&A, em parceria com a VML, lançou uma campanha de out-of-home que exibe, em tempo real, as principais buscas…

6 dias Atrás
  • Tech

Com novo modelo de AI, Meta vai permitir geração de imagens em tempo real no WhatsApp

Meta anunciou hoje (18) seu novo modelo de AI, o Llama 3, considerado o mais poderoso já feito não só…

7 dias Atrás
  • Cultura
  • Negócios

Netflix registra crescimento de quase 10 milhões de novos assinantes e modifica estratégia de relatórios

No primeiro trimestre de 2024, a Netflix adicionou 9,33 milhões de novos assinantes, superando as expectativas e quase dobrando a…

7 dias Atrás