Conheça o Ibuki, o robô-menino considerado um dos mais realistas da atualidade

Apesar de criar robôs há alguns anos, o professor Hiroshi Ishiguro, de Osaka, chamou atenção por sua mais recente criação: o Ibuki.

O robô tem a imagem de um menino de 10 anos, e impressiona por sua aparência muito semelhante a um humano, se você levar em consideração só o rosto e a as mãos feitos com uma espécie de borracha muito suave.

O robô-menino tem rotas completas de visão que podem escanear rostos, além de um sistema para se movimentar, que inclui movimentos “involuntários” como piscar os olhos e pequenas balançadas de cabeça.

Segundo o criador do projeto, o desenvolvimento de robôs é importante para estabelecer comunicações não-verbais com sistemas artificiais: “O propósito de um robô é existir como parceiro e ter interações valiosas com as pessoas”, escreveu Ishiguro. “Nosso objetivo é desenvolver tecnologias para a nova geração de infraestruturas de informação baseadas em Visão Computacional, Robótica e Inteligência Artificial”.

Hiroshi Ishiguro é realmente um entusiasta dos robôs. Em 2010, ele chego a fazer uma cópia de si mesmo, mas seus projetos atuais são ainda mais realistas.

Share
Publicador por
Soraia Alves @Soalves

Recent Posts

  • Criatividade

Coca-Cola abraça a arte de rua em campanha global com “logos não autorizados”

A Coca-Cola decidiu inverter o script sobre a proteção da marca e lançou uma campanha global celebrando as versões de…

19 horas Atrás
  • Criatividade

“Little Boxes”: Mercado Livre comemora 25 anos com campanha em toda América Latina

Para comemorar seus 25 anos, o Mercado Livre lança a campanha "Little Boxes" em vários países da América Latina, incluindo…

4 dias Atrás
  • Criatividade

“Meu Sorriso é Meu Superpoder”: nova campanha de Colgate destaca jovens orgulhosos do seu diastema

Em uma sociedade onde sorrisos perfeitos e alinhados dominam as redes sociais e a televisão, a Colgate decidiu abraçar a…

4 dias Atrás
  • Social Media

TikTok estabelece Conselho de Jovens para reforçar segurança na plataforma

As plataformas sociais estão cada vez mais sob pressão. E os motivos não cabem nos dedos da mão. Vão desde…

4 dias Atrás
  • Criatividade

SXSW 2024 – Humano e Artificial: os desafios de manter a mente sã

O SXSW 2024 terminou há pouco, mas já podemos dizer que, para quem acompanhou in loco ou de modo virtual,…

1 semana Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

Coke Studio: Coca-Cola oferece experiência tecnológica e interativa no Lollapalooza Brasil 2024

Mais uma vez a Coca-Cola vai marcar presença significativa no Lollapalooza Brasil, que começa no Autódromo de Interlagos em São…

1 semana Atrás