Samsung é pega usando imagem do Getty Images para promover câmera de celular

Foto usada para promover a câmera do novo Galaxy A8 está disponível desde 2015 no famoso banco de imagens

por Pedro Strazza

Divulgação de novo modelo de celular é sempre aquele ritual padrão: além de ter que arranjar formas de promover as vantagens do novo aparelho de uma forma inteligível ao grande público, a equipe de marketing das fabricantes precisam tornar estes pontos diferenciais visualmente atrativos ao consumidor, o que geralmente recai no maior enfoque sobre os valores da câmera do celular. Afinal, em tempos de selfies e Instagram, quem não quer ter um smartphone bombado com modo fotografia potente?

É esta estratégia que vem ganhando força na publicidade da Samsung, cujos novos modelos são vendidos nos comerciais e propagandas à partir das câmeras de última geração com trocentos aparatos e pixels. E isso inclui o Galaxy A8, smarthphone de valor premium com preço acessível que a marca vem promovendo nos últimos dias em suas redes sociais. Veja por exemplo a arte abaixo, que mostra um lindo casal num momento de pura descontração e aproveitando todo o potencial do A8 para registrar o dia maravilhoso que estão tendo.

Até aqui nada de mais, apenas mais uma peça genérica de divulgação de celular, certo? Bom, nem tanto. Embora o tuíte tenha sido lançado na última terça-feira (14), a publicação ganhou a atenção hoje (16) no Twitter depois que um usuário fez uma revelação bombástica: a imagem acima não foi tirada pelo Galaxy A8, mas foi “emprestada” do Getty Images, o famoso banco de imagens!

Pois é. A descoberta na verdade veio do usuário @feliperas, que soube como tirar sarro do ato mequetrefe do jeito certo. Primeiro compartilhando o tweet com uma provocação, ele confrontou a marca revelando a origem da foto depois que ela respondeu seu compartilhamento reiterando que a foto era do aparelho sim.

https://twitter.com/SamsungBrasil/status/1030111502206812160

A infame imagem no caso é o “Portrait of a beautiful hipster couple looking happy”, foto tirada pela agência wundervisuals que custa entre 50 e 500 dólares no banco do Getty Images. Pouco tempo depois de receber a reply do usuário e perceber a mancada, a conta da Samsung Brasil deletou o tweet com a foto kibada.

A situação só fica mais mica conforme o @feliperas vai desmascarando a ação inteira, pois não só a ideia foi encontrada em outro tweet (que ainda estava no ar no momento da publicação desta notícia!), mas a foto usada pelo responsável pela kibada foi tirada em… 2015.

[ATUALIZAÇÃO: 17/08/18, 11h]Além de ter enfim respondido o usuário no Twitter, a Samsung também emitiu uma declaração oficial sobre a polêmica, no qual reconhece o erro e afirma que ela “nas redes sociais trabalha com fotos clicadas pelos smartphones e também, em alguns casos, com fotos de bancos de imagens que estão alinhadas com a identidade visual da campanha de marketing dos produtos”. Além disso, o comunicado reitera que a Samsung “segue os mais altos padrões éticos na conduta de seus negócios e no relacionamento com o consumidor”.[FIM DA ATUALIZAÇÃO]

Não dá pra saber o que tava passando na cabeça do publicitário que bolou esse plano, mas assim, custava muito ter pedido um exemplar do A8 e tirar umas fotos com ele?

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