Clicky

A semana em trailers: “Roma”, “Climax”, “Do Que os Homens Gostam” e mais
climaxheder

A semana em trailers: “Roma”, “Climax”, “Do Que os Homens Gostam” e mais

Dos novos filmes de Alfonso Cuarón e Gaspar Noé à nova temporada de Punho de Ferro, relembramos as prévias que marcaram a semana

por Pedro Strazza

Esta última semana foi corrida em muitas áreas. Na música, por exemplo, no dia do aniversário de 60 anos de Madonna a lenda do soul Aretha Franklin enfim faleceu após um longo e sofrido processo; na política, enquanto isso, os debates presidenciais e para governador começaram a esquentar as redes sociais enquanto muitos nomes correram ao TSE para impugnar a candidatura do ex-presidente Lula ao planalto.

Com o cinema, porém, embora tenham sobrado temas de discussão acabou faltando aquele grande assunto a monopolizar as atenções das redes sociais. Numa semana em que enfim tivemos o primeiro vislumbre da nova série de Matthew Weiner, vimos a Warner Bros. ser forçada a repensar a estratégia de divulgação de “A Freira” e assistimos a Disney se meter em polêmicas com “Jungle Cruise” enquanto reafirmava que não recontrataria o diretor James Gunn para “Guardiões da Galáxia 3”, tamanha movimentação não foi suficiente para deslocar a atenção do público às telonas – talvez por questões (muito) mais urgentes, talvez porque os últimos dias vem reforçando o estereótipo de agosto como “o mês do desgosto”.

Não faltaram trailers, porém, que tentassem capturar o interesse do público, desde produções independentes antecipadas por fãs dos realizadores ou comédias dotadas de potencial para ganhar destaque nas bilheterias. Saiba mais a seguir no nosso resumo das prévias lançadas entre os dias 13 e 17 de agosto:

“Roma”

Chutado do Festival de Cannes por conta da polêmica com a Netflix, o novo filme do cineasta mexicano Alfonso Cuarón já havia ganhado um breve teaser na época do anúncio de sua presença na próxima edição do Festival de Veneza, mas ganhou esta semana um trailer mais completo que mostra mais de sua deslumbrante fotografia em preto e branco. Ainda sem data de estreia para chegar no serviço de streaming, “Roma” mantém segredo sobre a trama, mas a sinopse avisa dos “laços inexplicáveis” que fazemos por conta do espaço e tempo em que vivemos.

“Hotel By the River”

Um dos novos filmes que o prolífico diretor sul-coreano Hong Sang-soo preparou para o circuito de festivais este ano, “Hotel By the River” já fez uma passagem vitoriosa pelo último Festival de Locarno e agora se prepara para se aventurar pelas terras do Festival de Toronto, onde ganhou uma prévia rápida que apresenta seu elenco e parte de sua estética inusitada. Ainda que o visual arrojado impressione, os fãs do cineasta não devem demorar muito para reconhecer os rostos de Kim Min-hee, Yoo Joon-Sang e Kwon Hae-hyo, colaboradores habituais dos elencos de Hong. O longa ainda não tem data de estreia marcada.

“Climax”

Gaspar Noé está de volta e óbvio que quer causar. Depois de gerar opiniões bastante divergentes com seus “Irreversível”, “Viagem Alucinante” e “Love”, o cineasta argentino chegou à Quinzena dos Realizadores do último Festival de Cannes com “Climax”, filme que conta a história de uma festa de bailarinos que dá muito errado depois que alguém resolve colocar drogas alucinógenas no drinque da galera. Com distribuição assegurada pela A24, o longa estreia dia 19 de setembro na França e ganhou uma prévia bem entorpecente para celebrar o anúncio.

“All About Nina”

Lançado no último Festival de Tribeca e debute da diretora Eva Vives em longa-metragens, “All About Nina” chama um pouco mais de atenção por promover o retorno de Mary Elizabeth Winstead aos cinemas após um breve momento de pausa. Atriz que tem sua parcela de fãs graças a projetos como “Scott Pilgrim Contra o Mundo” e “Rua Cloverfield, 10”, Winstead deu uma sumida no noticiário depois do fim de sua participação na terceira temporada de “Fargo”, época no qual ela deletou todas as suas redes sociais depois de ver estourar nos folhetins um caso extra-conjugal seu com o também casado Ewan McGregor; de volta ao mercado agora com três projetos engatilhados (incluindo aí “Gemini Man”, o novo filme de Ang Lee), ela começa a aparecer mais uma vez no cenário com esta dramédia no qual interpreta uma comediante fracassada que resolve se mudar para Los Angeles. Co-estrelado ainda por Common, o longa chega aos cinemas estadunidenses no próximo dia 28 de setembro.

“The Oath”

Até que demorou, mas enfim a polarização política que atingiu a sociedade mundial nos últimos tempos chegou às comédias norte-americanas. Escrito e estrelado por Ike Barinholtz – que também faz seu debute na direção com o projeto – e com Tiffany Haddish no elenco, “The Oath” vai contar a história de um jantar do tradicional dia de Ação de Graças do país em que os anfitriões querem a todo custo evitar que a política destrua a harmonia familiar. Como o recém-lançado primeiro teaser bem sugere, seus esforços provavelmente devem ser frustrados pelo clima efervescente. O longa chega aos cinemas americanos no dia 12 de outubro.

“Green Book”

Demorou quase cinco anos, mas os Farrelly enfim vão lançar um novo filme depois de “Debi e Lóide 2”. Isso ou, pelo menos, um dos dois irmãos, já que Peter Farrelly é o único nome creditado no drama “Green Book”, filme estrelado por Viggo Mortensen e Mahershala Ali que reconta a história real da amizade do famoso pianista jamaicano Don Shirley com um motorista. Com premiere marcada para o Festival de Toronto e estreia no circuito americano para o dia 21 de novembro, o longa ganhou um teaser que faz um panorama geral da história e dá aquele sinal básico de que o filme pode ser mais um nome a ser considerado na próxima temporada de premiações.

“Do Que os Homens Gostam”

Você se lembra de “Do Que as Mulheres Gostam”, aquela comédia romântica estrelada por Mel Gibson e Helen Hunt que Nancy Meyers dirigiu no início dos anos 2000? Então, o filme vai ganhar sua contraparte feminina em 2019, numa versão estrelada por Taraji P. Henson que inverte os papéis da história: agora, ao invés de ser um homem chauvinista que passa a ouvir os pensamentos das mulheres, é uma mulher (Henson) que passa a escutar o que os machões do mundo empresarial estão ruminando em suas cabeças depois de sofrer um acidente. Dirigido por Adam Shankman (conhecido por comandar obras “fantásticas” como a adaptação do musical “Rock of Ages” e “Um Faz de Conta que Acontece”), “Do Que os Homens Gostam” chega aos cinemas americanos no dia 11 de janeiro de 2019.

“Punho de Ferro”

Pode parecer incrível, mas este ano ainda teremos uma segunda temporada de “Punho de Ferro”, série que foi a mais criticada pelo público e a crítica nesta até aqui breve parceria  entre Marvel e Netflix. A ser lançada no serviço no dia 7 de setembro e com trailer divulgado esta semana, o novo ano a princípio parece manter a tradicional vibe “temporada desnecessariamente longa e séria” de todas as outras produções, mas com uma pegada mais cartunesca graças à presença de um vilão que (surpresa!) tem os mesmos poderes do herói na cor vermelha. Será que podemos criar alguma expectativa de melhora nesta linha de produção ou será tarde demais?

Compartilhe: