Empresa MyHeritage sofre vazamento de dados pessoais de 3 milhões de brasileiros

O Ministério Público afirmou nesta quarta-feira, 29/08, que a empresa MyHeritage confirmou o vazamento de dados pessoais de aproximadamente 3,4 milhões de brasileiros, graças a um incidente de segurança na plataforma da empresa israelense que oferece árvores genealógicas, histórico familiar e testes de DNA.

A investigação começou depois que a MyHeritage informou em junho desse ano ter sofrido uma invasão hacker em outubro de 2017, que resultou no comprometimento dos dados de mais de 92 milhões de usuários da plataforma, de diferentes nacionalidades. Com isso, a Comissão de Proteção dos Dados Pessoais do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) pediu informações mais detalhadas à empresa, principalmente para entender quais dados dos brasileiros foram afetados nessa invasão.

Como resultado, o MPDFT afirmou: “A empresa israelense MyHeritage respondeu aos questionamentos feitos pela Comissão de Proteção de Dados Pessoais sobre o vazamento de emails de seus usuários. Segundo o documento, 3.360.814 clientes brasileiros foram afetados pelo incidente de segurança, sendo que 106.880 eram menores de idade à época do incidente, em 26 de outubro de 2017”.

Segundo a empresa, não houve comprometimento de informações como nome completo, endereço, telefone, números de cartões de crédito ou dados das árvores genealógicas e DNA. Os invasores teriam tido acesso apenas aos emails cadastrados na plataforma.

A investigação segue, mas em sigilo por pedido da MyHeritage. A orientação geral da empresa para os usuários é trocar as senhas de acesso ao site por precaução.

Em Israel, a MyHeritage também chegou a ser investigada pela Autoridade de Dados Israelense

, mas o caso foi arquivado já que o órgão entende que não houve violação em qualquer lei do país.

Share
Publicador por
Soraia Alves @Soalves

Recent Posts

  • Cultura

Wrapped 2024: Spotify transforma suas músicas do ano em podcast com IA do Google

O tradicional Spotify Wrapped chegou com uma novidade que mistura nostalgia musical com tecnologia. A plataforma se uniu ao Google…

20 horas Atrás
  • Tech
  • Transporte

Uber lança opção para passageiras escolherem motoristas mulheres em Paris

Entre polêmicas e elogios, Uber lança opção que permite usuárias escolherem apenas motoristas mulheres em Paris. Iniciativa chega para tentar…

6 dias Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

Fiat se redime com torcida do Botafogo após “atrapalhar” gol com Madonna

A Fiat "atrapalhou" a transmissão na Globo, mas decidiu transformar a coincidência engraçada em case de marketing após seu comercial…

7 dias Atrás
  • Social Media

Austrália proíbe menores de 16 anos de usar redes sociais (mas ninguém sabe como fazer isso funcionar)

A Austrália decidiu partir para o ataque contra as redes sociais. O país aprovou uma das leis mais rígidas do…

7 dias Atrás
  • Criatividade

Apple transforma AirPods em ponte entre pai e filha em comercial de Natal

Quando tecnologia e emoção se encontram, a magia acontece. A Apple apostou nessa fórmula mais uma vez em sua campanha…

7 dias Atrás
  • Criatividade

Hotel vira vilão de Natal em campanha do Airbnb com Papai Noel estressado

O Papai Noel está precisando de um lugar melhor para pousar seu trenó. Em nova campanha do Airbnb, o Bom…

1 semana Atrás