O Ministério Público afirmou nesta quarta-feira, 29/08, que a empresa MyHeritage confirmou o vazamento de dados pessoais de aproximadamente 3,4 milhões de brasileiros, graças a um incidente de segurança na plataforma da empresa israelense que oferece árvores genealógicas, histórico familiar e testes de DNA.
A investigação começou depois que a MyHeritage informou em junho desse ano ter sofrido uma invasão hacker em outubro de 2017, que resultou no comprometimento dos dados de mais de 92 milhões de usuários da plataforma, de diferentes nacionalidades. Com isso, a Comissão de Proteção dos Dados Pessoais do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) pediu informações mais detalhadas à empresa, principalmente para entender quais dados dos brasileiros foram afetados nessa invasão.
Como resultado, o MPDFT afirmou: “A empresa israelense MyHeritage respondeu aos questionamentos feitos pela Comissão de Proteção de Dados Pessoais sobre o vazamento de emails de seus usuários. Segundo o documento, 3.360.814 clientes brasileiros foram afetados pelo incidente de segurança, sendo que 106.880 eram menores de idade à época do incidente, em 26 de outubro de 2017”.
Segundo a empresa, não houve comprometimento de informações como nome completo, endereço, telefone, números de cartões de crédito ou dados das árvores genealógicas e DNA. Os invasores teriam tido acesso apenas aos emails cadastrados na plataforma.
A investigação segue, mas em sigilo por pedido da MyHeritage. A orientação geral da empresa para os usuários é trocar as senhas de acesso ao site por precaução.
Em Israel, a MyHeritage também chegou a ser investigada pela Autoridade de Dados Israelense
, mas o caso foi arquivado já que o órgão entende que não houve violação em qualquer lei do país.
Por ocasião do Dia Mundial da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março, a associação Down España lançou uma…
O troféu da Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2025 chegou ao Rio de Janeiro com uma escolta especial.…
O Spotify e o FC Barcelona anunciaram nova parceria com o astro do rap Travis Scott, levando o logo de…
O Mercado Livre lançou esta semana sua campanha para o Dia das Mães 2025, apostando em uma abordagem emocional que…
A série The Last of Us da HBO e a cerveja Corona se uniram em uma parceria inesperada para celebrar…
A Heineken lançou sua maior campanha de marketing de 2025, "Social Off Socials", recrutando Joe Jonas e um time de…