Clicky

Mamilos 160 - Rio Doce - Um Olhar pro Futuro

Mamilos 160 – Rio Doce – Um Olhar pro Futuro

Jornalismo de peito aberto

por Mamilos

O Mamilos 48 – Um gosto amargo no Rio Doce, de 20 de novembro de 2015, trouxe a discussão sobre a tragédia de Mariana no calor do momento, principalmente porque o tema causou – e causa – muita comoção. Mas ainda se sabia quase nada sobre o que tinha causado a maior tragédia ambiental brasileira. Com um dimensão sem precedentes para o caso que hoje é reportado como o maior acidente da história em volume de material despejado por barragens de rejeitos de mineração.

Neste momento, perto de completar 3 anos do ocorrido, voltamos a esse importante e dolorido tema porque já se sabe muito mais. Temos um sem-fim de trabalhos acadêmicos, pesquisas, investigações em diversos âmbitos e pouca punição. O rompimento da barragem do Fundão atingiu muito mais gente que os 19 mortos e suas famílias: um total de 500 mil pessoas. A barragem de Fundão, da mineradora Samarco (uma empresa de sociedade das gigantes brasileira Vale e australiana BHP), ficava no distrito de Bento Rodrigues e seu rompimento deixou 225 famílias sem casa, um rastro de 62 milhões de metros cúbicos de rejeito que se espalharam, e ainda causam danos ao longo de 680 km.

O impacto alterou profundamente o destino de milhares de vidas, afeta a economia e o território das cidades atingidas em Minas Gerais e no Espírito Santo. Mas número de atingidos é muito difícil de cravar. Estima-se que a população total residente na bacia do Rio é da ordem de 3,2 milhões de habitantes. É sempre uma conta que não fecha.

Para falar sobre tudo isso vamos dividir em dois programas. Por que? Porque tem coisa para caramba pra falar, gente afetada para ouvir, ângulos e fatos que não acabam mais. A nossa maior dificuldade nesta apuração foi entender e dividir tudo em um estrutura palatável porque as dimensões deste drama não podem ser tratadas pelas três vertentes habituais – ambiental, social e econômica. Está tudo interligado porque é tudo sistêmico. Para puxar o fio da meada estruturamos a discussão em pontos principais.

Neste segundo programa, vamos falar sobre futuro e sobre como lidar com os impactos nos ensina a construir um cenário de prevenção que evite tragédias dessa magnitude no futuro. Para isso, a gente recebe no estúdio a jornalista Cristina de Luca e a Jaqueline Costa, engenheira que trabalha há 16 anos com petróleo e também ajuda com as pautas do Mamilos.

Abre a mente e o coração e taca-lhe o play neste Mamilos!

Download | iTunes | Android | Feed | Spotify

========

FALE CONOSCO

. Email: [email protected]
. Facebook: aqui
. Twitter: aqui

========

CONTRIBUA COM O MAMILOS

Quem apoia o Mamilos ajuda a manter o podcast no ar e ainda recebe toda semana um apanhado das notícias mais quentes do jeito que só o Mamilos sabe fazer. É só R$9,90 por mês! Corre ler, quem assina tá recomendando pra todo mundo.
www.padrim.com.br/mamilos

========

EQUIPE MAMILOS

Edição – Caio Corraini
Apoio a pauta – Jaqueline Costa e grande elenco
Transcrição dos programas – Lu Machado e Mamilândia

========

CAPA

A capa dessa semana foi feita por Zeca Bral (Colagem digital sobre ilustração de Sergey Kandakov)

Compartilhe: