Supreme, seu logo e o problema de registro da marca • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Supreme, seu logo e o problema de registro da marca

Marca do hype tentou de diversas formas registrar seu nome e logotipo, mas tribunais dos Estados Unidos e Europa continuam negando a patente

por Soraia Alves

O outfit montado com peças da Supreme vale muito, e por isso mesmo os consumidores da marca são os primeiros a mostrarem descontentamento com o grande número de roupas criadas à semelhança das originais. Mas além desse tipo de réplica não ser novidade, a Supreme em si não pode fazer nada a respeito, simplesmente porque ela não é uma marca registrada e, portanto, não possui nenhum direito de propriedade intelectual.

A empresa que produz a Supreme tentou de diversas formas registrar o icônico logotipo da faixa vermelha com a palavra Supreme, mas seus pedidos foram negados duas vezes pela União Europeia e muitas outras vezes nos Estados Unidos.

A questão com o registro da Supreme envolve vários aspectos. O primeiro é que as decisões contrárias alegam “problemas na descrição da marca”. Isso porque é impossível registrar palavras que indicam a qualidade do produto, como “Supreme”, “Best” ou “Original”. Entende-se que nomes que lembram uma característica que o fabricante quer associar ao seu produto podem levar a uma posição injusta no mercado, por isso a lei proíbe o registro.

O segundo ponto diz respeito à “falta de caráter distintivo da marca”, uma referência à estética da mesma. De acordo com os tribunais, o logotipo da caixa vermelha não representa nada de diferente para a marca. O mesmo vale para a cor vermelha e o uso da fonte Futura, inventada por Paul Renner entre 1927 e 1930.

Por fim, a própria estética da Supreme não é inovadora. A marca hype não foi a primeira a usar essa mesma fonte Futura em branco sobre uma faixa vermelha. A artista feminista Barbara Kruger já utilizou disso na década de 1980.

Tudo isso, porém, não tem prejudicando a marca. A Supreme lança regularmente coleções e peças colaborativas que são vendidas a preços altíssimos. Um sucesso (e lucro) que deve fazer James Jebbia

, fundador da marca e criador do logo, pouco ligar para as questões de patentes.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro