Primeiro “Rembrandt” criado por inteligência artificial é colocado à venda

Um grupo de empreendedores franceses criou o Generative Adversarial Network (GAN), projeto que utiliza inteligência artificial para criar obras originais bem semelhantes a trabalhos de artistas consagrados, como Rembrandt.

Agora, a primeira obra feita pelo robô foi colocada à venda em Nova York, pela casa de leilões Christie’s, com preço estimado entre 7 e 10 mil dólares.

O projeto utiliza um algoritmo que consegue gerar “novas obras do pintor” após analisar um banco de dados composto por pinturas já existentes do artista em questão. No caso de Rembrandt foram usadas 15 mil pinturas.

Os quadros criados pela IA apresentam um acabamento borrado, mas, no geral, se assemelham à obra de Rembrandt. As pinturas, inclusive, ganham assinatura “do robô”.

Foto: Reuters

Segundo Hugo Caselles-Dupré, engenheiro de computação que criou o projeto, o trabalho dele e de seus sócios também deve ser considerado arte: “Nós somos artistas com um tipo diferente de pincel. Nosso pincel é um algoritmo desenvolvido em um computador”. Ele ainda garante que a “perfeição” das obras está em processo: “Ainda é uma tecnologia muito nova e, para termos resultados muito bons, precisamos de significativo poder de cálculo que, por enquanto, nós não temos nesse pequeno apartamento”.

Alguns artistas, porém, como o pintorRobert Prestigiacomo, não estão convencidos de que o resultado criado por uma máquina deve ser considerado “arte de verdade”: “Se não houvesse nenhuma raiva em Picasso, ‘Guernica’

nunca teria existido. Se Modigliani não estivesse apaixonado por suas modelos, seus nus seriam maçantes e desinteressantes. Há sempre um sentimento por trás de uma pintura, sempre, seja raiva, anseio, desejo. E a inteligência artificial é como a palavra diz – artificial”, completa o artista.

Share
Publicador por
Soraia Alves @Soalves

Recent Posts

  • Tech

Adobe divulga projeto de IA que transforma vídeos desfocados em HD

A Adobe lançou o VideoGigaGAN, um modelo generativo de inteligência artificial capaz de melhorar a resolução de vídeos em até…

14 horas Atrás
  • Tech

VASA-1: nova inteligência artificial da Microsoft pode fazer qualquer um falar qualquer coisa

A Microsoft revelou o modelo de inteligência artificial VASA-1, capaz de criar vídeos hiper-realistas a partir de uma única foto…

3 dias Atrás
  • Meta

A seção de comentários está de volta ao B9!

O B9 tem o prazer de apresentar um retorno empolgante da seção de comentários, agora potencializada pela plataforma Hyvor Talk.…

5 dias Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

C&A adota tendências do Pinterest em campanha OOH

A C&A, em parceria com a VML, lançou uma campanha de out-of-home que exibe, em tempo real, as principais buscas…

6 dias Atrás
  • Tech

Com novo modelo de AI, Meta vai permitir geração de imagens em tempo real no WhatsApp

Meta anunciou hoje (18) seu novo modelo de AI, o Llama 3, considerado o mais poderoso já feito não só…

6 dias Atrás
  • Cultura
  • Negócios

Netflix registra crescimento de quase 10 milhões de novos assinantes e modifica estratégia de relatórios

No primeiro trimestre de 2024, a Netflix adicionou 9,33 milhões de novos assinantes, superando as expectativas e quase dobrando a…

6 dias Atrás