a-ronda-noturna

Restauração de uma tela de Rembrandt será transmitida ao vivo pela internet

Projeto avaliado em milhões de dólares quer oferecer ao público o processo que apenas especialistas assistem a portas fechadas

por Soraia Alves

A tela “A Ronda Noturna”, criada em 1642 pelo pintor holandês Rembrandt, será restaurada em um projeto inédito, que transmitirá online todo o processo da restauração da obra que fica no Rijksmuseum, em Amdsterdã.

O projeto, estimado em milhões de dólares, começará em julho de 2019 e permitirá que além dos visitantes do museu, qualquer pessoa no mundo possa conferir o mesmo processo, que quase sempre é feito em salas especiais e fechadas.

Além de ser uma obra do conceituado Rembrandt, “A Ronda Noturna” tem uma história interessante: em 1975, um homem com problemas psiquiátricos usou uma faca para arruinar a pintura. Sua última restauração aconteceu em 2014, mas desde então alguns traços brancos estão surgindo em certas partes da pintura, principalmente nas áreas danificadas pela faca.

Com a nova restauração, os especialistas esperam conservar a obra por mais tempo, além de reparar a figura de um cachorro, já lesada.

Antes da restauração, “A Ronda Noturna” ainda será o destaque de uma exposição especial sobre os 350 anos da morte de Rembrandt , em fevereiro do próximo ano.

Segundo Taco Dibbits, diretor-geral do Rijksmuseum, mais de 2 milhões de pessoas passam pela tela todos os anos. “O trabalho de conservação é geralmente feito a portas fechadas, mas essa é uma pintura tão importante que achamos que o público tinha o direito de vê-lo. Queremos compartilhar este momento muito importante”, acrescentou.

Apesar do projeto estar estimado em milhões de dólares, um valor oficial não foi divulgado.

Compartilhe: