Campanha no Kickstarter quer incentivar crianças a fazer seus próprios brinquedos à partir de lixo

Sim, bolaram uma start-up em cima das capacidades da imaginação de uma criança

por Pedro Strazza

Talvez uma das coisas mais bonitas da infância seja a criatividade da criança para arranjar uma forma de brincar com os objetos mais peculiares possíveis, mesmo estes sendo verdadeiros pedaços de lixo. Latas de sopa vazias, caixas de leite, restos de galhos… literalmente qualquer coisa pode virar algo a mais nas mãos de um menino ou uma menina, peça fundamental para uma brincadeira que ninguém nunca antes pensou.

Mas se esta habilidade a princípio exala pureza e uma beleza única, o capitalismo obviamente já está arranjando um jeito de lucrar à partir disso – no caso, a Toyi, uma campanha turca no Kickstarter que quer viabilizar e lançar no mercado um kit de 64 peças que consiste basicamente de conectores para materializar aquilo que só existe na imaginação da criança. Na prática, é uma forma de efetivar a transformação de qualquer material descartável em brinquedo.

Com o Toyi, as crianças estão fazendo seus próprios brinquedos à partir da redefinição e o redesign de objetos do dia a dia que estão ao seu redor. Desta forma, uma garrafa de água pode ser transformada em um robô de seis braços. Agora a garrafa não é mais lixo, mas um robô precioso que reflete a imaginação da criança” declara Elif Atmaca, designer que é um dos nomes por trás do Toyi, em entrevista ao Fast Company.

O Toyi vem em vários formatos de produtos, mas todos contam com mais ou menos os mesmos elementos: olhos, bracinhos, rodinhas, elásticos, pés e mãos de plástico. Além da proposta de incentivo à imaginação e ao criar, o projeto também é descrito pelos criadores como um ótimo brinquedo para fazer as crianças que tem um excesso de brinquedos repensarem a maneira como consomem suas atividades de lazer. “A Toyi está dando prioridade às necessidades das crianças e acredita na brincadeira liderada por elas. Não há instruções ou regras nos kits Toyi. O processo inteiro é guiado pela imaginação” afirma Atmaca.

Em suma, criaram uma start-up em cima da imaginação infantil.

Atualmente em fase de campanha de financiamento no Kickstarter, o Toyi conta com planos de recompensa à partir de 25 dólares na plataforma e pretende alcançar a meta de 20 mil dólares para possibilitar a fabricação dos kits até o dia 5 de dezembro – no momento de publicação desta nota, a empresa tinha conseguido arrecadar pouco mais de 14 mil dólares. Se você se interessou pelo projeto, o link para apoiar e conhecer mais sobre a proposta está aqui.

Compartilhe: