Facebook admite ter compartilhado dados de usuários com fabricantes de smartphones

O jornal The New York Times revelou uma carta enviada pelo Facebook ao Congresso americano no mês passado na qual a empresa admite ter compartilhado dados de seus usuários com fabricantes de smartphones. No comunicado, a rede social também assume que não fiscalizou o que era feito com essas informações.

Segundo o documento, que foi dado ao jornal pelo senador americano Ron Wyden, no começo de 2013 o Facebook estabeleceu parcerias com sete fabricantes de smartphones, a fim de que esses tivessem acesso à “Experiência Facebook”, o que facilitaria o acesso das fabricantes a dados de usuários da rede social.

Os acordos foram feitos pegando como gancho um decreto de 2011 do Federal Trade Commission (que funciona como a Anatel nos Estados Unidos). No decreto, o Facebook se compromete a ceder dados necessários para que os aplicativos de empresas funcionarem corretamente.

Ainda em 2013, uma auditoria da PricewaterhouseCoopers, aprovada pelo governo americano, investigou as parcerias do Facebook com a BlackBerry (na época RIM) e a Microsoft. Essa auditoria detectou que a fiscalização do Facebook era falha, mas isso nunca foi comunicado ao usuários afetados. Aliás, o número de pessoas afetadas também não foi divulgado.

Tudo seguiu igual até que em 2016, o Facebook estabeleceu mais parcerias com outras empresas, incluindo a Cambridge Analytica, que resultou no vazamento de dados de, aproximadamente, 87 milhões de usuários da rede social, originando o famoso escândalo que levou Zuckerberg a dar explicações n Congresso dos Estados Unidos.

Em comunicado oficial, o Facebook disse que leva “a sério a ordem de consentimento do FTC e há anos nos submetos nossos sistemas a avaliações profundas”. Já para o senador Ron Wyden, é difícil acreditar no Facebook: “Não é o suficiente apenas aceitar a palavra do Facebook de que eles estão protegendo nossas informações pessoais”

.

Share
Publicador por
Soraia Alves @Soalves

Recent Posts

  • Brasil
  • Criatividade

C&A adota tendências do Pinterest em campanha OOH

A C&A, em parceria com a VML, lançou uma campanha de out-of-home que exibe, em tempo real, as principais buscas…

4 horas Atrás
  • Tech

Com novo modelo de AI, Meta vai permitir geração de imagens em tempo real no WhatsApp

Meta anunciou hoje (18) seu novo modelo de AI, o Llama 3, considerado o mais poderoso já feito não só…

20 horas Atrás
  • Cultura
  • Negócios

Netflix registra crescimento de quase 10 milhões de novos assinantes e modifica estratégia de relatórios

No primeiro trimestre de 2024, a Netflix adicionou 9,33 milhões de novos assinantes, superando as expectativas e quase dobrando a…

21 horas Atrás
  • Criatividade

Cannes Lions 2024: festival revela destaques da programação

Cannes Lions em 2024 promete mais de 150 horas de conteúdo, com cerca de 500 palestrantes, revelados hoje pela organização…

24 horas Atrás
  • Criatividade

Web Summit, diversidade e inteligência artificial

Além de contar com uma estrutura robusta e bem organizada para receber as mais de 34 mil pessoas esperadas, o…

1 dia Atrás
  • Criatividade
  • Cultura

NotCo lança alternativa vegetal para “Sopa de Tartaruga” em nova campanha

Em uma colaboração pioneira, a NotCo uniu-se ao chef Diego Oka para lançar a "NotTurtle Soup", uma alternativa vegetal para…

2 dias Atrás