bansky-b9

Artista compra obra de Banksy apenas para pintá-la de branco

Ron English afirma ser amigo de Banksy e estaria destruindo a obra do artista para preservar a arte de rua

por Matheus Fiore

“Slave Labor”, pintura de Banksy que traz uma criança trabalhando em uma máquina de costura, é uma das obras mais populares de Banksy. A pintura, que foi feita em 2012 em um muro de Londres, é um protesto contra os jogos olímpicos realizados na cidade em 2012. Posteriormente, ela foi removida da rua onde se encontrava, para ser leiloada. Agora, “Slave Labor” acaba ser comprada por Ron English, um artista norte-americano, por 700 mil dólares (o equivalente a R$ 2.6000.000).

A peça foi recentemente vendida pela casa de leilão californiana Julien’s Auctions. English afirma estar planejando encobrir toda a arte com tinta branca. English, que diz ter se tornado próximo de Banksy quando o conheceu na Palestina, explicou que quer proteger a arte de rua. Seu ato visa impedir que algum colecionador tenha uma obra que foi feita pensando única e exclusivamente em sua exposição nas ruas de Londres.

Outras obras de Banksy também são removidas da rua e leiloadas com regularidade. Recentemente, a pintura “Girl with ballon” foi leiloada por US$ 1.400.000 apenas para, alguns segundos depois, ser destruída por um mecanismo embutido na própria moldura, que triturou a imagem como se fosse lixo em papel.

English promete pintar o quadro totalmente de branco e mantê-lo em sua casa, bem como visa, também, continuar comprando outras artes de rua para evitar que caiam na mão de colecionadores.

Compartilhe: