> ## Content Index
> Fetch the complete content index at: https://www.b9.com.br/llms.txt
> Use this file to discover other available public pages before exploring further.

# AVA, a assistente virtual dos aeroportos de NY
- URL: https://www.b9.com.br/ava-a-assistente-virtual-dos-aeroportos-de-ny/
- Published: 2012-08-09T18:38:57.000Z
- Updated: 2012-08-09T18:38:57.000Z
- Author: Carlos Merigo
- Tags: Tech, Turismo e Transporte, #wp, #wp-post

![](https://www.b9.com.br/wp-content/uploads/2012/08/ava.jpg "AVA")

No aeroporto de La Guardia, em NY, uma assistente nunca se atrasa e está sempre sorrindo pronta para ajudar. Marie é uma projeção digital, dentro de um vidro do tamanho de um ser humano.

Criada pela **Parabit Systems**, a funcionária virtual detecta movimento e passa informações básicas pré-gravadas, como se fosse um vídeo de 90 segundos exibido em looping.

Não existe interação, o que é uma decepção para aqueles que chegam perto esperando um holograma **"Star Wars"** ou a Avina de **"Mass Effect"**.

Custando 60 mil dólares cada, outros assistentes virtuais do tipo estarão presentes nos aeroportos de Newark e JFK.

Os funcionários do aeroporto olham com desconfiança para a AVA (Airport Virtual Assistant), pensando se no futuro serão substituídos pela tecnologia, mas a empresa garante que não.

Depois que o Tupac voltou a fazer shows, eu não duvido de nada.

/[via](http://www.nytimes.com/2012/08/09/nyregion/la-guardias-digital-avatar-gives-passengers-airport-information.html?%5Fr=1&ref=b9.com.br)