> ## Content Index
> Fetch the complete content index at: https://www.b9.com.br/llms.txt
> Use this file to discover other available public pages before exploring further.

# Cannes Lions 2019: “Coisa de mulher, né?”
- URL: https://www.b9.com.br/cannes-lions-2019-coisa-de-mulher-ne/
- Published: 2019-06-20T14:25:49.000Z
- Updated: 2019-06-20T14:25:49.000Z
- Description: O que a Dove, o Getty Images e a Girlglaze estão fazendo para combater os estereótipos do mundo da beleza
- Author: Juliana Vilhena Nascimento
- Tags: Criatividade, Cannes Lions, etica, getty images, #wp, #wp-post, Dove, Moda & Beleza

*“Coisa de mulher, né?”*.

Eu ouvi essa frase de um grande executivo da nossa indústria nessa semana. Em Cannes. Em pleno 2019.

Por isso, ver **Dove**, **Getty Images** e **Girlgaze** juntos hoje pra falar de representatividade e quebra de estereótipos na beleza, representados por 4 mulheres incríveis e diferentes, foi especialmente recompensador.

Já escrevi sobre liderança e empoderamento em outras coberturas, mas o que vi hoje merece reverberação porque é uma iniciativa maior do que uma mera campanha de comunicação: o projeto **["#ShowUs"](https://www.b9.com.br/parceria-entre-dove-e-getty-images-quer-montar-biblioteca-de-fotos-com-mulheres-reais/)** é uma plataforma que junta colaboração, um modelo de negócio próprio e um propósito claro de mudar o repertório de imagens relacionadas a beleza - um imperativo no cenário atual, em que 6 a cada 10 mulheres não se sentem representadas na mídia.

O projeto é encabeçado pela Dove, mas tem residência no enorme banco de imagens da Getty Images. Mas o que é mais especial é que a captação das imagens foi feita pela Girlgaze, uma plataforma que busca dar visibilidade e paridade de remuneração pra criativas e fotógrafas que se identificam com o sexo feminino. Eles fotografaram em quase 40 países, e em todos eles buscaram um olhar anti-estereótipo - o exemplo que deram foi de uma sessão feita num país muçulmano em que as mulheres foram fotografadas sem o hijab, por exemplo.

O projeto já contabiliza mais de 7000 downloads de imagens, feitas por 9000 empresas diferentes. E deixa um legado maior: mudanças nos critérios de busca e algoritmo da Getty pra favorecer a diversidade, uma plataforma digital pra contratação de profissionais criativas nos mesmos quase 40 países, e funding para se expandir: 10% da receita que a Getty tem com estas imagens é retida pra ser reinvestida no projeto.

Shonda Rhimes, roteirista americana responsável por hits como **“Grey's Anatomy”** e **“Scandal”**, resumiu bem o espírito que precisamos adotar daqui pra frente: *“Get comfortable with the idea of getting uncomfortable”*.  
Para ela, o segredo do sucesso é juntar pessoas diferentes, pontos de vista diversos e opiniões díspares numa sala.

[Vale conhecer a iniciativa](https://www.dove.com/us/en/stories/campaigns/showus.html?ref=b9.com.br) \- e, claro, usar muito o produto do projeto.