> ## Content Index
> Fetch the complete content index at: https://www.b9.com.br/llms.txt
> Use this file to discover other available public pages before exploring further.

# Cannes Lions 2023: No embate entre a criatividade e a IA, estamos perdendo tempo?
- URL: https://www.b9.com.br/cannes-lions-2023-no-embate-entre-a-criatividade-e-a-ia-estamos-perdendo-tempo/
- Published: 2023-06-24T22:44:56.000Z
- Updated: 2023-06-24T22:44:56.000Z
- Description: Podemos quebrar barreiras de maneira mais criativa do que nunca
- Author: Juliana Leite
- Tags: Criatividade, Cannes Lions, #wp, #wp-post, Tecnologia

Eu trabalhava em uma emissora de rádio quando começaram a surgir os primeiros *streamers* de música. Naquela época, o MP3 era uma revolução, mas ouvir música sem baixar era o futuro. Hoje, assino o **Spotify** e coleciono vinis.  
  
O **Cannes Lions** fez 70 anos este ano, e a **inteligência artificial** (**IA**) esteve no centro dos debates, das ideias, esteve em todos os cantos. Não tenho a menor pretensão de inventar a roda aqui e te contar como a **IA** transformou tudo etc. Você já leu sobre isso.  
  
A pergunta é: estamos apostando uma corrida contra a **IA**? Vejo acalorados debates sobre de quem é a ideia quando a **IA** está na equação, ou sobre se o festival premiou o mais bem-acabado projeto de **IA** do ano... e eu tendo a achar que estamos discutindo as coisas erradas.  
  
Como todos sabemos, a **IA** é tecnologia, e tecnologia é sempre uma ferramenta, como já foram o vinil, o MP3 e o *streaming*. Claro que o meio em que se ouve música é sempre um charme, mas o que interessa é a música. E vamos combinar que ainda não tem um grande hit feito pela **IA** tocando nas rádios.  
  
Lembra da curiosidade? Aquele motorzinho que faz a gente aprender as coisas desde criança... Criatividade é quando a gente aprende e vira a chave, é sobre como a gente resolve as coisas, e na nossa indústria a criatividade é quem manda. Por isso, não se trata simplesmente de usar **IA** em tudo, mas pode e deve ser sobre como calibrar, personalizar e transformar. É sobre as barreiras que você pode quebrar usando a **IA** como ninguém usou antes, de maneira mais criativa. O problema é que, quando a forma é muito sedutora, prestar atenção no conteúdo pode ficar em segundo plano.  
  
Com o avanço da tecnologia, muita coisa mudou, mas o tempo ainda é o bem mais precioso que a gente tem. Estejamos atentos para não perder tempo com pirotecnias lindas ou discussões infindáveis que não levam a lugar nenhum.  
  
Em criatividade, a música é nossa, a gente só deixa a **IA** dançar.