> ## Content Index
> Fetch the complete content index at: https://www.b9.com.br/llms.txt
> Use this file to discover other available public pages before exploring further.

# Toma que o filho não é meu
- URL: https://www.b9.com.br/escafandro/escafandro-toma-que-o-filho-nao-e-meu/
- Published: 2023-08-09T19:54:54.000Z
- Updated: 2026-06-22T15:04:36.000Z
- Author: Tomás Chiaverini
- Tags: Escafandro, #podcast, #95, podcast

Neste episódio de podcast falamos do que acontece quando a adoção dá errado e as crianças são devolvidas.

O Brasil não tem dados sobre o número de crianças que são devolvidas ao sistema após serem formalmente adotadas. Mas isso acontece. E quando acontece, gera traumas profundos nas crianças e adolescentes.

Além disso, para a Justiça brasileira, não existe diferença entre filhos adotivos e filhos biológicos. Portanto, nos casos em que pais devolvem crianças adotadas após o processo de adoção, esses pais podem sofrer consequências judiciais.

Eles podem ter de pagar pensão alimentícia além de reparação por danos morais, por exemplo.

[Apoie a Rádio Escafandro!](https://podcasts.google.com/catarse.me/escafandro?ref=b9.com.br)

Mergulhe mais fundo

[Adotei posso devolver (link para compra)](https://amzn.to/3YtEQgo?ref=b9.com.br)

[Abandono de filhos adotivos (link para compra)](https://amzn.to/44UzSfc?ref=b9.com.br)

Entrevistados do episódio

[Jaqueline Viturino](https://www.instagram.com/jaquelineviturino07/?ref=b9.com.br)

Autora do livro "Adotei, posso devolver?"

[Marcelo de Mello Vieira](https://www.linkedin.com/in/marcelo-de-mello-vieira-b179a1177/?original%5Freferer=https%3A%2F%2Fwww%2Egoogle%2Ecom%2F&originalSubdomain=br&ref=b9.com.br)

Advogado especialista no direito de crianças e adolescentes, coautor do livro Abandono de filhos adotivos e titular do perfil de Instagram Direito da Criança em Pauta.

[Anna Christina Cardoso de Mello](https://www.linkedin.com/in/anna-christina-cardoso-de-mello-b200238a/?original%5Freferer=https%3A%2F%2Fwww%2Egoogle%2Ecom%2F&originalSubdomain=br&ref=b9.com.br)

Psicóloga forense, especialista em questões relacionadas a crianças e adolescentes, autora do livro "O jovem e seus direitos".

**Ficha técnica do episódio**

Design das capas dos aplicativos e do site: Cláudia Furnari.

Trilha sonora tema: Paulo Gama.

Mixagem de som: Vitor Coroa.

Apoio de produção: Ana Carolina Maciel.

Apoio de edição: Matheus Marcolino.

Direção, roteiro e edição: Tomás Chiaverini.