> ## Content Index
> Fetch the complete content index at: https://www.b9.com.br/llms.txt
> Use this file to discover other available public pages before exploring further.

# Live TIM cria plugin para leitor de tela que permite que cegos ouçam emojis
- URL: https://www.b9.com.br/live-tim-cria-plugin-para-leitor-de-tela-que-permite-que-cegos-oucam-emojis/
- Published: 2016-02-23T14:20:10.000Z
- Updated: 2016-02-23T14:20:10.000Z
- Description: Projeto “Emoti Sounds” utiliza o NVDA, leitor de tela mais usado no mundo
- Author: Rafael Silva
- Tags: Tech, Artplan, Editors Pick, #wp, #wp-post

Quem é cego ou tem algum tipo de deficiência visual consegue usar um computador sem problema, usando um leitor de tela. Ele narra cada elemento selecionado e que é exibido, mas não é muito preciso quando o assunto é emojis. A **Live TIM** decidiu melhorar esse aspecto, lançando um plugin para o NVDA, leitor de tela mais usado no mundo, e que permite que cegos "ouçam" os emojis detectados pelo programa.

\[leiatambem\]60114\[/leiatambem\]

O plugin, chamado **Emoti Sounds**, foi criado com a colaboração do **Instituto Benjamin Constant**, que já faz um trabalho de anos no campo de inclusão de deficientes visuais. Eles traduziram 68 emojis para sons que os representam e disponibilizaram o plugin gratuitamente. No vídeo abaixo a Live TIM mostra a reação de alguns dos primeiros usuários do plugin.

A criação, tanto do anúncio quanto do programa, é da **Artplan**. Para baixar o Emoti Sounds ou ouvir os sons de cada um deles, [clique neste link](http://www.livetim.tim.com.br/emotisounds?ref=b9.com.br).