> ## Content Index
> Fetch the complete content index at: https://www.b9.com.br/llms.txt
> Use this file to discover other available public pages before exploring further.

# Quem manda nas redes sociais?
- URL: https://www.b9.com.br/mamilos/mamilos-quem-manda-nas-redes-sociais/
- Published: 2021-09-13T12:49:18.000Z
- Updated: 2026-06-22T15:13:21.000Z
- Description: Diálogos de peito aberto
- Author: Agê Barros
- Tags: Mamilos, #podcast, #318, podcast

Tido como um farol jurídico da atividade online em nosso país, o Marco Civil da Internet, de 2014, está sofrendo alterações a toque de caixa. Às vésperas das manifestações de 7 de setembro, contra o Congresso e o STF e em apoio ao presidente Bolsonaro, o governo federal publicou uma Medida Provisória que muda drasticamente a forma de se fazer monitoramento e gestão de redes sociais no Brasil. De acordo com o projeto, a moderação, exclusão e classificação de conteúdos indevidos não caberia mais às plataformas, mas a processos judiciais - e redes como Facebook, Twitter e Instagram, perdem a prerrogativa de deletar, banir ou excluir membros da sua rede, mesmo em casos que propaguem discurso de ódio ou fake news. Do outro lado da trincheira, o governo alega falta de transparência, decisões arbitrárias, insegurança nas regras de uso das redes e até mesmo ataques à liberdade de expressão. Não é difícil encontrar casos polêmicos de moderação que corroborem esses e outros questionamentos.

Nessa semana, vamos tentar entender como equilibrar a corda bamba entre redes sociais e Estado no controle das redes sociais. Como é possível fazer um bom uso das plataformas e combater o ódio e a violência online sem afrontar o direito básico do posicionamento público. A quem cabe ser o fiel dessa balança? De volta à mesa, o professor e colunista [**Pablo Ortellado**](https://twitter.com/pablo%5Fortellado?ref=b9.com.br). E, pela primeira vez no Mamilos, o diretor do InternetLab [**Francisco Cruz**](https://www.internetlab.org.br/pt/equipe-ilab/francisco-brito-cruz/?ref=b9.com.br). Juntos com Cris Bartis eles conversam sobre essas e outras questões da atividade online, da política e da nossa sociedade.

Mais uma semana começando com um debate polêmico pra você!

[Download](https://chtbl.com/track/BC6GF7//pdst.fm/e/traffic.omny.fm/d/clips/651a251e-06e1-47e0-9336-ac5a00f41628/c7d40835-26d2-4ce6-bb56-acd401531b79/0f5b6b1b-9f80-4d78-9196-ada200948b3e/audio.mp3?ref=b9.com.br)

---

### PRIMEIRO CONTATO

Primeiro Contato é o novo podcast B9 produzido em associação com Overloadr, que narra a história da relação do brasileiro com tecnologia no mundo pré-internet e da transição entre o mundo analógico e digital no país. Todas as terças, Henrique Sampaio conduz a audiência em uma jornada narrativa em busca de compreender como os computadores e games entraram nos lares dos brasileiros. Ouça agora e siga o Primeiro Contato em sua plataforma favorita ou acesse [http://primeirocontato.b9.com.br](http://primeirocontato.b9.com.br/?ref=b9.com.br).

---

### CONTRIBUA COM O MAMILOS

Quem apoia o Mamilos ajuda a manter o podcast no ar e ainda participa do nosso grupo especial no Telegram. É só R$9,90 por mês! Quem assina não abre mão.

[https://www.catarse.me/mamilos](https://www.catarse.me/mamilos?ref=b9.com.br)

---

### FALE CONOSCO

. Email: mamilos@b9.com.br

. Facebook: [aqui](https://www.facebook.com/mamilospod/)

. Twitter: [aqui](https://twitter.com/mamilospod?ref=b9.com.br)

. Instagram: [aqui](https://www.instagram.com/mamilospod/?hl=pt&ref=b9.com.br)

. LinkedIn: [aqui](https://www.linkedin.com/company/mamilos-podcast/?viewAsMember=true&ref=b9.com.br)

. Youtube: [aqui](https://www.youtube.com/channel/UCVYbjLZeD1sWzbxSd3TBXDw?ref=b9.com.br)

---

### EQUIPE MAMILOS

Mamilos é uma produção do B9

A apresentação é de Cris Bartis e Ju Wallauer

Pra ouvir todos episódios, assine nosso feed ou acesse[ mamilos.b9.com.br](http://mamilos.b9.com.br/?ref=b9.com.br)

Quem coordenou essa produção foi a Beatriz Souza.

O apoio à pauta e pesquisa foram de Hiago Vinícius e Jaqueline Costa.

A edição foi de Victor Souza e as trilhas sonoras, de Angie Lopez.

A capa é de Helô D’Angelo.

A curadoria nos programas de história é realizada por Déia Freitas.

A publicação ficou por conta do Agê Barros.

O B9 tem direção executiva de Cris Bartis, Ju Wallauer e Carlos Merigo.

A coordenação digital é do Pedro Strazza, Mattheus Guimarães e Jade Teixeira e o atendimento e negócios é feito por Rachel Casmala, Camila Mazza, Greyce Lidiane, Luzi Santana e Telma Zenaro.