> ## Content Index
> Fetch the complete content index at: https://www.b9.com.br/llms.txt
> Use this file to discover other available public pages before exploring further.

# Novas playlists "Fresh Finds" do Spotify são definidas por 50 mil usuários do serviço
- URL: https://www.b9.com.br/novas-playlists-fresh-finds-do-spotify-sao-definidas-por-50-mil-usuarios-do-servico/
- Published: 2016-03-03T21:13:33.000Z
- Updated: 2016-03-03T21:13:33.000Z
- Description: Hipsters definem o que você vai ouvir
- Author: Rafael Silva
- Tags: Cultura, Tech, Spotify, #wp, #wp-post, Entretenimento

Desde o ano passado o **Spotify** oferece aos seus usuários uma playlist pública chamada ["Fresh Finds"](https://open.spotify.com/user/spotify/playlist/3rgsDhGHZxZ9sB9DQWQfuf?ref=b9.com.br), onde são incluídas novas músicas de novos artistas. Até essa semana essa playlist era feita automaticamente, assim como a Discovery Weekly (embora não seja personalizada). Nessa quarta o Spotify mudou de tática. A partir de agora **50 mil usuários do serviço** serão os responsáveis por criar a playlist - e sem saber.

A revelação foi feita pelo Spotify [ao site Quartz](http://qz.com/628812/spotify-is-using-an-anonymous-army-of-50000-hipsters-to-find-hot-new-songs/?ref=b9.com.br). A partir dessa quarta-feira (2), as playlists "Fresh Finds" foram divididas em seis categorias e cada uma delas foi criada baseada em um algorítimo bastante esperto, que tem três pontos principais: uma pesquisa profunda na web para achar as músicas que são tendências, a escolha de 50 mil usuários do Spotify que estão ouvindo essas músicas e as músicas mais novas que eles estão ouvindo.

O gráfico abaixo, criado por Quartz, mostra bem como essa pesquisa acontece.

![infografico-spotify](https://www.b9.com.br/wp-content/uploads/2016/03/infografico-spotify.png)

Segundo o Spotify, o algoritmo não funciona sozinho, ainda é necessário que funcionários da empresa organizem qual música vai em qual das playlists e em qual ordem. Fora isso, é um grande trabalho de Big Data aplicado à descoberta de novas músicas. A empresa também diz que os 50 mil usuários escolhidos por eles não sabem que foram escolhidos, já que não há nada de diferente na conta deles e eles não conseguem saber que estão sendo usados pelo Spotify. A empresa também não revela quem são.