> ## Content Index
> Fetch the complete content index at: https://www.b9.com.br/llms.txt
> Use this file to discover other available public pages before exploring further.

# Nvidia supera Intel e pela primeira vez é a fabricante de chips de computador mais valiosa dos EUA
- URL: https://www.b9.com.br/nvidia-supera-intel-e-pela-primeira-vez-e-a-fabricante-de-chips-de-computador-mais-valiosa-dos-eua/
- Published: 2020-07-10T16:04:24.000Z
- Updated: 2020-07-10T16:04:24.000Z
- Description: Ações da Nvidia subiram 2,3% esta semana e levaram empresa à avaliação de 248 bilhões de dólares, 2 bilhões à mais que a concorrente
- Author: Pedro Strazza
- Tags: Negócios, Tech, Finanças, Intel, Nvidia, #wp, #wp-post, Tecnologia

A **Nvidia** pela primeira vez na história superou a **Intel** e se tornou a fabricante de chips de computador mais valiosa do mercado estadunidense. As ações da companhia subiram 2,3% na última quarta (10) e chegaram a 404 dólares por unidade, o que por sua vez fez o valor da empresa alcançar os 248 bilhões de dólares e ultrapassar os 246 bilhões atuais da concorrente. O feito se deu na última quarta-feira, 8 de julho.

O resultado é fruto de um aumento recorrente das ações da Nvidia, que registraram crescimento de 68% só em 2020 - as da Intel, por outro lado, caíram 3%. Esse cenário foi possível porque a empresa passou a investir em áreas além da fabricação de chips de computador, incluindo centrais de dados, automóveis e até mesmo inteligências artificiais - e a Intel sofre para fazer o mesmo com seu negócio. Os investidores inclusive alegam que a tendência agora é que a companhia continue a se valorizar na bolsa, em especial por conta da mudança do trabalho para o regime de home office com a pandemia.

![](https://www.b9.com.br/wp-content/uploads/2020/07/Pasted-image-1594233799408.png)

No caso específico da rival, ajudou bastante a Nvidia o fato de que a Intel não apenas não soube aproveitar a alta do mercado que acontece desde março como sofreu com acirramento da concorrência internacional dos últimos anos, incluindo ainda a entrada de gigantes como a **Samsung**. De acordo com a[ **Reuters**](https://www.reuters.com/article/us-usa-stocks-chips/nvidia-eclipses-intel-as-most-valuable-u-s-chipmaker-idUSKBN2492Z8?ref=b9.com.br), a companhia ainda apanhou nesta fase inicial da pandemia, vendo os custos aumentarem no desenvolvimento de novos processadores e na manutenção de sua rede.

Vale acrescentar, porém, que a Nvidia ainda tem muito chão pela frente quando o assunto é alcançar as vendas da Intel. Enquanto a previsão da **Refinitiv** para este ano crava a Nvidia com uma receita de US$ 14,6 bilhões após um crescimento de 34%, a Intel mesmo com um aumento pequeno de 2,5% nas vendas ainda deve gerar um volume financeiro de US$ 73,8 bilhões à companhia.