Braincast 457 - Sabor de Picanha: como o que você compra não é o que você come • B9

Sabor de Picanha: como o que você compra não é o que você come

Braincast 457

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Para o McDonald's, estamos "acostumados a comer produtos que só remetem ao sabor". Como a engenharia de alimentos conseguiu substituir ingredientes de verdade por experiências químicas?

Nem toda batata chips é batata. A bala de morango não tem morango. E o lanche de picanha… não é feito com picanha. As denúncias sobre o “McPicanha” não trazer a carne que seu título promete, nos fizeram lembrar de uma série de alimentos, que fazem parte do nosso dia a dia, e que levam cada vez menos ingredientes naturais em sua composição. Uma lista grande o bastante, pra deixar de cabelo em pé, qualquer consumidor desavisado no Braincast.

Como a troca de alimentos naturais por aditivos, químicos e conservadores, ficou tão fora de controle e dominou toda a indústria? Por que alimentos criados em laboratório atraem cada vez mais o setor alimentício? E por que não estamos nos indignando com isso – ao menos, não tanto quanto deveríamos? No Braincast 457, Carlos Merigo, Beatriz Fiorotto, Hiago Vinícius e Oga Mendonça mergulham por essas e outras perguntas, enquanto João Peres (do portal O Joio e o Trigo e do podcast Prato Cheio) nos explica as causas, os desafios e os perigos de trocarmos ingredientes naturais por fórmulas químicas desconhecidas do público, e vendidas como alimentos conhecidos do dia a dia dos brasileiros.





SAIBA MAIS

3 boas indicações para fechar o programa com chave de ouro. E para abrir novas reflexões da nossa conversa!

  1. Portal | O Joio e o Trigo
  2. Aplicativo | Desrotulando
  3. Podcast | Mamilos #269 – Como comer bem? | B9
  4. Reportagem | Inside the food industry: the surprising truth about what you eat (Por dentro da indústria alimentícia: a surpreendente verdade sobre o que você come) | The Guardian



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O Braincast é uma produção B9

Apresentação: Carlos Merigo

Coordenação Geral: Ju Wallauer, Cris Bartis e Carlos Merigo

Direção criativa: Alexandre Potascheff

Apoio à pauta e produção: Hiago Vinicius

Edição: Gabriel Pimentel

Identidade Sonora: Nave, com Direção Artística de Oga Mendonça

Identidade Visual: Johnny Brito

Coordenação Digital: Agê Barros, Débora Stevaux e Gabriel Castilho

Atendimento e Comercialização: Rachel Casmala, Camila Mazza, Greyce Lidiane e Telma Zennaro