Escafandro - Como os nossos pais? • B9

Como os nossos pais?

Escafandro #65

Ouvir Como os nossos pais? no Spotify
Ouvir Como os nossos pais? no Google Podcasts
Ouvir Como os nossos pais? no Apple Podcasts
Ouvir Como os nossos pais? no Pocket Casts
Ouvir Como os nossos pais? no Pocket Casts
Ouvir Como os nossos pais? no Pocket Casts
Capa - Como os nossos pais?

Educação respeitosa, disciplina positiva, educação neurocompatível. Os nomes são vários, escondem nuances, mas a ideia geral é a mesma e se baseia em dois pilares.

Crianças e adultos devem ser tratados como seres de igual valor. E o cérebro das crianças é diferente do cérebro dos adultos porque não está completamente formado. Os responsáveis pela criação precisam entender isso e se adequar às necessidades dos pequenos.

Neste episódio, partimos dessas constatações para falar dos desafios e limites da educação, das dores e delícias da maternidade e da paternidade, e de como a forma como criamos nossas crianças pode impactar o futuro da humanidade.

Entrevistados do episódio

Maya Eigenmann

Pedagoga certificada em disciplina positiva, educadora parental e  produtora de conteúdo digital sobre educação respeitosa.

Altay de Souza

Psicólogo e graduando em estatística pela Universidade de São Paulo. Pesquisador no Departamento de Psicobiologia da UNIFESP, Centro de Comunicações e Ciências Cognitivas da Escola de Comunicações e Artes da USP (ECAUSP) e no Núcleo de Estudos sobre Violência da USP. Co-host do podcast de divulgação científica Naruhodo.

Ficha técnica

Locução: Priscila Pastre

Trilha sonora tema: Paulo Gama

Mixagem: João Victor Coura

Design das capas: Cláudia Furnari

Trilha incidental: Blue Dots

Concepção, produção, roteiro, apresentação, sonorização e edição: Tomás Chiaverini