RITUAIS DE DESPEDIDA

Finitude

Capa - RITUAIS DE DESPEDIDA

A IMPORTÂNCIA DAS CERIMÔNIAS QUE A COVID-19 NOS ROUBA - E COMO PODEMOS ADAPTAR AS TRADIÇÕES

O novo coronavírus virou a nossa rotina de cabeça pra baixo. Tradições, hábitos e costumes estão tendo de ser abandonados ou modificados. Uma das adaptações necessárias é a de rituais de despedidas. Velórios, enterros e cremações – que já eram momentos muito difíceis do jeito que conhecíamos – estão sendo ainda mais doloridos. A Covid-19 nos rouba, entre outras coisas, a oportunidade de compartilhar os sentimentos em meio à partida de alguém. Nos rouba o abraço, o toque. Por um tempo que a gente não sabe qual é, as coisas vão precisar ser de outros jeitos. No episódio de hoje, discutimos isso e, sobretudo, falamos sobre a importância dos rituais para um início saudável de elaboração do luto.

Página do Ministério da Saúde com orientações para cerimônias fúnebres:

https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46609-ministerio-da-saude-publica-orientacoes-para-velorios-e-enterros

Guia de rituais de despedidas virtuais, elaborado pelo movimento inFinito

https://rituais.infinito.etc.br/

Para ouvir Ale Edelstein:

Trilha sonora:

“Odyssey” by Kevin MacLeod (https://incompetech.com ) License: CC BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ ) Music from https://filmmusic.io  “Industrious Ferret” by Kevin MacLeod (https://incompetech.com) License: CC BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ ) Music from https://filmmusic.io

Music from https://filmmusic.io

“Every Passing Second” by Otis Galloway ()

License: CC BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ )

***

O podcast Finitude foi criado por Renan Sukevicius e é apresentado por Juliana Dantas. Nas redes sociais, você os encontra como @julianakuncdantas e @sukevicius. O Finitude está no Instagram (@finitudepodcast) e no Twitter (@podcastfinitude). Para ser um apoiador, acesse www.apoia.se/finitudepodcast. O Finitude é um podcast da Rádio Guarda-chuva – jornalismo para quem gosta de ouvir; é também associado à rede B9. Excepcionalmente durante a pandemia, novos episódios são publicados toda semana, em vez de quinzenalmente. Você pode encontrá-los no Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts e demais agregadores.