Futebol 4.0

Gente #10

Ouvir Futebol 4.0 no Spotify
Ouvir Futebol 4.0 no Google Podcasts
Ouvir Futebol 4.0 no Pocket Casts
Capa - Futebol 4.0

Uma conexão Globosat

Que o futebol é a paixão nacional não é segredo para ninguém. Mas como a evolução do esporte contribuiu para a modalidade se tornar um produto valioso no mercado é o principal tema do podcast “Futebol 4.0”. Apresentado por Tulio Custódio, esse é o 10º episódio da série de podcasts Gente Investiga.

Renata Mendonça é a convidada deste episódio. Jornalista esportiva, ela é uma das idealizadoras do projeto Dibradoras, iniciativa que produz conteúdo multimídia sobre futebol e outras modalidades. E como pontapé inicial ela relembra como o futebol virou um negócio. “Na Inglaterra em 1880, mais ou menos, eles começaram a profissionalizar o esporte quando começaram a pagar os jogadores. A partir daí viram que podiam cobrar pelos ingressos, atrais mídia e mais dinheiro.”, explica.

Já Tulio faz uma análise do esporte e acredita que ele é o espelho da sociedade. “Futebol sempre foi um micro cosmo particular cheio de detalhes e emoções, mas também um reflexo poderosíssimo da nossa sociedade. E exatamente por espelhar a nossa sociedade, sofreu profundas transformações nos últimos tempos, se tornando um segmento bilionário capaz de mover interesse de diversos setores ao redor do mundo”, afirma. Ele também conclui que é impossível enxergar o impacto deste esporte nas estruturas sociais.

A dupla também fala especificamente sobre o Brasil e mostra situações em que o mercado nacional é diferente do europeu, por exemplo. “Aqui no Brasil somos um público mais de jogar do que de assistir”, garante Renata. O podcast ainda debate os recursos financeiros envolvidos no mercado da bola, como marcas e patrocinadores, fala sobre tecnologia aliada ao desempenho dos atletas e como as redes sociais mudaram a forma de comunicação dos clubes.

Vem jogar com a gente.

Também disponível no seu player preferido

Spotify | Deezer | Pocket Casts