Gente - O brasileiro, a fé e a religião • B9

O brasileiro, a fé e a religião

Gente 22

Ouvir O brasileiro, a fé e a religião no Spotify
Ouvir O brasileiro, a fé e a religião no Google Podcasts
Ouvir O brasileiro, a fé e a religião no Apple Podcasts
Ouvir O brasileiro, a fé e a religião no Pocket Casts
Ouvir O brasileiro, a fé e a religião no Pocket Casts
Capa - O brasileiro, a fé e a religião

Episódio reflete sobre a presença da religiosidade na vida dos brasileiros

Uma coisa a gente sabe: o povo brasileiro é um povo de fé. 99% dos brasileiros declaram ter fé, ainda que 10% não tenham religião. Os dados são da pesquisa “Diversidade Cristã”, que traz um panorama sobre a fé, a religiosidade e a religião e suas formas de expressão na cultura brasileira.

Apesar de consolidada, essa relação está em constante transformação. Túlio Custódio e Marcella de Oliveira, especialista em pesquisa e conhecimento na Globo, abordam as principais mudanças relacionadas ao tema do episódio “O brasileiro, a fé e a religião” do Gente Investiga.

De acordo com a tradição histórica, o Brasil é um país de religião católica. Porém, o cenário atual vê um crescimento da religião evangélica, que pode ser explicada por fenômenos sociais, políticos e culturais que agregam uma comunidade unida pela mesma crença, e principalmente pelo reforço de questões identitárias.

“A gente está em um momento muito específico de todo mundo buscando a própria identidade, as discussões hoje em dia são sempre pautadas em discussão de gênero, de raça, sua própria liberdade de expressão…E a gente não vê isso tanto em outras religiões quanto vê na evangélica”, diz Marcella.

A relevância da fé e a religião no período da pandemia também foi um dos temas abordados na conversa. Segundo Marcella, essa é uma das marcas do povo brasileiro, já que o Brasil sempre foi um país fortemente influenciado por suas religiões e sincretismo. O diálogo e promoção da diversidade devem ser estimulados para que este elemento tão presente na identidade do brasileiro prevaleça respeitando sempre as diferenças.

Vem ouvir com a gente!