Mamilos #254 - Resistência - Negra: Abolição e o presente • B9
Logo - Mamilos

Resistência - Negra: Abolição e o presente

Mamilos ##254

Ouvir Resistência - Negra: Abolição e o presente no Spotify
Ouvir Resistência - Negra: Abolição e o presente no Google Podcasts
Ouvir Resistência - Negra: Abolição e o presente no Apple Podcasts
Ouvir Resistência - Negra: Abolição e o presente no Pocket Casts
Capa - Resistência - Negra: Abolição e o presente

Jornalismo de peito aberto

Hoje lançamos a série Resistência no Mamilos. A proposta é, a cada episódio, trazer uma perspectiva histórica de movimentos de resistência no Brasil e no mundo como ponto de partida para conversar com quem constrói a resistência hoje. O nosso desejo é enfrentar com coragem o sentimento de impotência que nos paralisa, a sensação de que estamos sendo atropelados pelo trem da história em uma avalanche poderosa demais para ser contida. 

Vamos começar falando da Abolição no Brasil, contar os contextos, os desafios e as estratégias que criaram resistência e mudaram a história com as especialistas em História Suzane JardimMariléa de Almeida e Ana Flávia Magalhães Pinto e a antropóloga Carolina Delgado.

Depois, na mesa, temos Anielle Franco, professora e diretora do Instituto Marielle Franco, e Cecília Olliveira, jornalista e idealizadora e gestora do Fogo Cruzado. Elas representam as estratégias que foram importante naquele momento, operando hoje.

Abre o coração, a mente e vem com a gente.

Download | iTunes | Android | Feed | Spotify

=====

PERIFA CONNECTION

Hoje é dia de Wesley Teixeira falar. Ele é morador da Baixada Fluminense que é do Movimento Negros Evangélicos, integra o pré-vestibular popular +Nós e o Movimento Negro Unificado.

Wesley dá o pontapé inicial para a nossa discussão sobre resistência mostrando o abandono do Estado nas periferias, exemplificado na ausência de políticas públicas efetivas de combate ao COVID-19 e no estado de exceção que mata, tortura e sequestra jovens negros. E propõe uma pergunta incômoda: como esse povo sobreviveu a 500 anos de violência?

=====

BRADESCO

Ser resiliente é ser forte. E é o que todos nós temos sido nos últimos meses. Pra aguentar o isolamento, equilibrar as contas, ajudar quem precisa como podemos e dar conta de nós mesmos. Mas também existem aqueles que mostram sua força de outra maneira: os profissionais que não têm a opção de ficarem em casa.

O Bradesco lançou um vídeo pra justamente mandar uma mensagem para essas pessoas. Você pode assisti-lo clicando aqui ou indo lá no youtube.com/bradesco.

Vamos juntos pra reinventar o futuro hoje.

=====

CAMBLY

Todo mundo que ouve a gente já sabe que é Cambly é o lugar perfeito pra aprender e aperfeiçoar seu inglês do jeito que você quiser. 

E além de aprender inglês, você entra em contato com outras vozes, culturas e pode trocar muito conhecimento. E isso é muito importante! Na hora que quiser, por quanto tempo puder. Dá até pra marcar seus professores preferidos pra sempre ter aulas com eles. E, claro, mamileiro ganha primeira aula grátis de presente, viu? Clica aqui e faça seu cadastro!

It’s amazing!

=====

FAROL ACESO

Anielle Franco: Podcast Angu de Grilo e o livro “Carta à Minha Filha”, por Maya Angelou

Cecília Olliveira: Podcast Infiltrados no Cast, especialmente a série “Os Maiores Racistas da História” e o livro “Um Defeito de Cor”, por Ana Maria Gonçalves

Cris Bartis: Livro “Amor de Cabelo”

Ju Wallauer: Documentário “Becoming” (ou Minha História) na Netflix e a série “The Crown”, especialmente um episódio da terceira temporada, “Golpe”.

=====

CONTRIBUA COM O MAMILOS

Quem apoia o Mamilos ajuda a manter o podcast no ar e ainda recebe toda semana um apanhado das notícias mais quentes do jeito que só o Mamilos sabe fazer. É só R$9,90 por mês! Corre ler, quem assina tá recomendando pra todo mundo.

https://www.catarse.me/mamilos

=====

FALE CONOSCO

. Email: [email protected]

. Facebook: aqui

. Twitter: aqui

. Instagram: aqui

. LinkedIn: aqui

. Youtube: aqui

=====

O Mamilos é uma produção B9

Apresentação: Ju Wallauer e Cris Bartis
Coordenação geral: Carlos Merigo, Ju Wallauer e Cris Bartis
Produção: Beatriz Fiorotto
Apoio à pauta e pesquisa: Jaqueline Costa e grande elenco
Edição: Alexandre Potascheff com trilhas de Angie Lopez
Identidade visual: Bárbara Siewert
Coordenação digital: Agê Barros, Pedro Strazza e Lucas de Brito e Hiago Vinícius
Atendimento e Comercialização: Rachel Casmala, Camila Mazza e Telma Zennaro