Como nascem os negacionistas?

Mamilos 296

Ouvir Como nascem os negacionistas? no Spotify
Ouvir Como nascem os negacionistas? no Google Podcasts
Ouvir Como nascem os negacionistas? no Apple Podcasts
Ouvir Como nascem os negacionistas? no Pocket Casts
Capa - Como nascem os negacionistas?

Jornalismo de peito aberto

Há alguns anos, seria impossível imaginar que no meio de uma pandemia mundial, quando somente os estudos e fatos são capazes de nos oferecer caminhos e respostas, o descrédito na ciência seria tão grande. Um relatório do Wellcome Global Monitor revela que, no Brasil, 23% das pessoas acreditam que a ciência não os beneficia pessoalmente, nem traz benefícios para a maioria da sociedade. É um dado que preocupa e que abre espaço para os que realmente desacreditam da ciência. Os negacionistas, aqueles que escolhem ignorar a realidade, ou viver em sua própria realidade imaginada, são um grupo cada vez maior. A consequência disso é um comportamento de risco cada vez mais evidente, mesmo no pior momento da pandemia. Um perigo que todos correm, negacionistas ou não, devido ao comportamento alheio. Chegou a hora de a gente botar o dedo nessa ferida, entender como nasce o negacionismo e o que leva as pessoas a adotarem esse comportamento perigoso. 

Quem nos ajuda a desvendar esse comportamento é o sociólogo Renan Leonel, do Instituto Federal Suíço de Tecnologia em Zurique e a Márcia Couto, professora do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP. Para nos explicar por que os números tão grandes de mortos e contaminados são difíceis de compreender, chamamos a matemática e neurocientista da UFRN, Etienne Lautenschlager. Contamos também com a participação de Jaque Costa, falando sobre a lógica por trás do comportamento soon-certain-positive, e por que ele importa pra nossa discussão!

Vem com a gente que hoje tá quente!





NARUHODO

NaruHodo é o podcast pra quem tem fome de aprender. Toda semana, Ken Fujioka e Altay de Souza investigam uma daquelas perguntas que muita gente se faz, mas nem sempre tem a resposta. Ciência, senso comum, curiosidades e desafios, em formato de podcast. Ouça nas principais plataformas e neste link.


FALE CONOSCO

. Email: [email protected]

. Facebook: aqui

. Twitter: aqui

. Instagram: aqui

. LinkedIn: aqui

. Youtube: aqui


O Mamilos é uma produção do B9
 

Apresentação: Ju Wallauer e Cris Bartis
Coordenação Geral: Carlos Merigo, Ju Wallauer e Cris Bartis
Produção: Beatriz Souza
Pauta e pesquisa: Hiago Vinícius e Jaqueline Costa
Edição: Mariana Leão com trilhas de Angie Lopez
Identidade Visual: Helô D’Angelo 
Coordenação digital: Agê Barros, Pedro Strazza e Lucas de Brito e Beatriz Fiorotto
Atendimento e Comercialização: Rachel Casmala, Camila Mazza e Telma Zennaro