O Irmão Alemão, de Chico Buarque

Põe na Estante S1 E4

O quinto romance de Chico Buarque

O quarto episódio do Põe na Estante fala sobre o quinto romance de Chico Buarque, “O Irmão Alemão”. Francisco está à procura de um irmão que ele descobriu por acaso. Sérgio, que leva o mesmo nome do pai, foi fruto de um romance vivido em Berlim, antes do casamento do intelectual patriarca da família Hollander.

A mãe, uma italiana de personalidade forte e que remete a um extremo cuidado familiar, não fala do assunto. Aliás, ninguém fala. A busca pelo irmão alemão, uma história com base na realidade e que ganhou enredo ficcional neste livro, é rodeada de silêncios. O narrador parte de cartas e correspondências oficiais para especular sobre o que teria sido deste irmão, que rumo ele teria seguido.

Ele imagina coisas terríveis, pensando em como teria sido a infância de Sergio na Alemanha nazista. Enquanto isso, no Brasil, a ditadura militar toma forma, endurece e o irmão que ele conhece e admira, carinhosamente chamado de Mimmo, desaparece. À sombra dos irmãos, Francisco nos guia por suas histórias, seus afetos e seus livros. O Irmão Alemão foi lançado em 2014 pela Companhia das Letras e é o livro deste episódio do Põe na Estante, que tem a participação da jornalista Aiana Freitas e do jornalista e escritor Tomás Chiaverini. A apresentação é de Gabriela Mayer.

IG: @poenaestante
E-mail: [email protected]
Arte: Renan Sukevicius
Trilha: Getz me to Brazil, Doug Maxwell