O Sol é Para Todos, Harper Lee

Põe na Estante S2 E1

Nesta temporada, o tema é “Leia Mulheres”

A estreia da segunda temporada do Põe na Estante tem como tema o livro “O Sol é Para Todos”, da americana Harper Lee. Nesta temporada, o tema é Leia Mulheres.

Scout é uma menina que ainda nem completou nove anos e vive pra cima e para baixo no fictício condado de Maycomb, no Alabama, com o irmão, Jem, e o amigo Dill, que passa as férias de verão na região. É ela quem narra esta história que começa com uma brincadeira de crianças e vira caso de adultos. Os três são obcecados pela história da família Radley, que vive em uma casa vizinha à dos irmãos. Eles fantasiam com o dia em que vão encontrar o filho da família, Boo Radley, que há vinte e cinco anos não sai de casa. Inventam artimanhas para tentar atrai-lo para fora, encenam os papeis de quem carrega aquele sobrenome e criam narrativas sobre o que poderia ter acontecido.

Mas as fantasias das crianças com os Radley são só uma introdução a uma pequena cidade americana em um estado do sul dos Estados Unidos, que vive uma marcada segregação racial. Scout e Jem são crianças brancas, filhos de Atticus, um advogado que quer cruzar as linhas da divisão entre brancos e negros. Um julgamento vai marcar a vida da família e vai desenhar como se dão as relações em um estado em que o sobrenome que cada um carrega pesa muito, mas a cor da pele pesa imensamente mais. Atticus assume a defesa de um homem negro acusado de estupro por uma mulher branca, a despeito dos protestos da maioria dos vizinhos, que o consideram um traidor por fazê-lo.

O ano é 1935, pouco depois da crise de 29, mas os fantasmas que mais assombram Maycomb são ainda de uma ruptura anterior, a Guerra de Secessão, que terminou 70 anos antes. O sol é para todos, de Harper Lee, é o tema do episódio de estreia desta segunda temporada e, para falar sobre ele, a apresentadora Gabriela Mayer recebe Cris Bartis, host do Mamilos Podcast, e Pedro Pacífico, o Bookster.

Este é um podcast apresentado por B9 e produzido por Rádio Guarda-chuva.

IG: @poenaestante
E-mail: [email protected]
Arte: Arthur Mayer
Trilha: Getz me to Brazil, Doug Maxwell