Disrupção é… uma chuva de meteoros!

The Shift #00

Inovação ou disrupção? Que tal inovação disruptiva? Nos últimos cinco anos, disrupção virou uma das palavras mais usadas no mundo dos negócios, graças à explosão do uso das tecnologias digitais, que mudaram o comportamento do consumidor. 

A disrupção digital é um fenômeno capaz de transformar todo um setor ou mercado preexistente ao resolver uma “dor” do consumidor usando a tecnologia. As soluções que nascem dessa ruptura simplificam tarefas, otimizam tempo, custam menos e trazem comodidade e conveniência em atividades onde a complicação e o alto custo reinavam.

Toda inovação disruptiva deixa irrelevantes as opções existentes anteriormente, impondo um novo padrão de consumo, destruindo empresas líderes e seus antigos modelos de negócio. Para quem não presta atenção aos sinais, ela se parece com um meteoro. Já aqueles que estão monitorando o céu, encontram na ruptura a oportunidade de se transformar.

Links da semana

Quantos mercados sofrerão disrupção com o surgimento do carro autônomo?

A teoria do Decoupling do professor Thales Teixeira

Insights – as dicas para exercitar seu lado disruptivo

  • Um livro instigante sobre como nos deixamos trair pelos vieses cognitivos gerados quando o pensamento intuitivo se sobrepõe ao pensamento deliberado. Rápido e devagar – Duas forma de Pensar, de Daniel Kahneman
  • Smithereens” – segundo episódio da 5ª temporada de Black Mirror. O enredo gira em torno de um motorista de aplicativo de transporte que mantém como refém um funcionário de uma grande empresa de mídia social. “Smithereens” é uma parábola sobre o uso excessivo de mídias sociais e de como elas se apropriam das nossas informações privadas e das nossas vidas. Vale ver o trailer aqui: https://youtu.be/2SybklT8k1k

=====

FALE CONOSCO

Email: [email protected]

ASSINE A THE SHIFT

www.theshift.info